Documentário Passadouro é atração do projeto Cine Volante neste mês

Por - em 53

As exibições do ‘Cine Volante’ desta semana acontecem na Escola Municipal Severino Patrício, localizada no Alto do Mateus, e na Associação da Terceira Idade, em Miramar. Durante todo o mês de abril, o projeto vai exibir, em diferentes locais, o documentário “Passadouro”, do cineasta paraibano Torquato Joel, além de filmes de curta-metragem ligados ao acervo do Fundo Municipal de Cultura (FMC). A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Nesta quarta-feira (18), a sessão começa a partir das 19h, na Escola Municipal Severino Patrício, no Alto do Mateus. Já na quinta-feira (19), as exibições na Associação da Terceira Idade, em Miramar, terão início às 17h.

O ‘Cine Volante’ cumpre a missão de inclusão cultural, levando a sétima arte aonde o cinema tradicional não chega. As sessões acontecem duas vezes por semana, durante todo o mês. O projeto está em cartaz há oito anos e percorreu praticamente todas as comunidades da Capital. São mais de 100 exibições anuais.

Documentário premiado – Em “Passadouro”, os sinais de modernidade vão aparecendo gradativamente, a partir de uma visão nostálgica da vida de gente simples. O passado é cristalizado na paisagem como última memória de um povo extinto. O ritual de fim de tarde de um casal de idosos é confrontado com os novos hábitos, trazidos pela parabólica. Entre os reconhecimentos nacionais da obra estão premiações nos festivais de Brasília (1999), Recife (2000), Gramado (2000) e Cine Ceará (2000).

Confira abaixo o restante da programação do ‘Cine Volante’ de abril:

Quarta-feira (18/04)

Horário: 19h

Local: Escola Municipal Severino Patrício, no Alto do Mateus

Quinta-feira (19/04)

Horário: 17h

Local: Associação da Terceira Idade, na Rua João de Pessoa, nº 220, Miramar

Quarta-feira (25/04)

Horário: 15h30

Local: Centro Profissionalizante CPDAC, na Rua Avelina Santos, Valentina Figueiredo

Quinta-feira (26/04)

Horário: 19h

Local: Praça da Esperança, no Rangel