Documentário sobre vida e obra de Krajcberg é exibido neste sábado

Por - em 132

A documentarista mineira Renata Rocha está em João Pessoa para a exibição do documentário sobre o artista plástico e ativista ambiental Frans Krajcberg. O documentário, intitulado “O Grito de Krajcberg”, será exibido neste sábado (30), às 9h, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

A exibição do documentário faz parte da programação do Seminário O Grito e das comemorações de inauguração do novo prédio da Estação Cabo Branco. “O Grito Krajcberg tem a proposta de ser o eco dos gritos do artista e ativista Frans Krajcberg em prol da natureza e do meio ambiente”, comentou Renata Rocha, que faz um relato da vida e obra do artista.

Narrada pela cantora Maria Bethânia, a obra traz experiências de vida e depoimentos que ilustram a trajetória de Krajcberg. Com duração de 70 minutos, é uma produção independente que mergulha na história e nas visões do artista através de fotografias, depoimentos, testemunhos e registros de sua obra. Entre os nomes que testemunham sobre o artista estão o governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner; a primeira dama do Estado, Fátima Mendonça; os artistas Emanoel Araujo, Chistiane Torloni, Victor Fasano, Justino Marinho, Anna Letycia, Carlos Vergara, entre outros.

“O Grito Krajcberg é também o meu grito, um grito de independência, de liberdade. É o meu grito mais alto”, disse Renata Rocha ao se referir ao que ela chama de ousadia de estrear no cinema baiano com uma produção independente.

Para a primeira etapa de produção, o documentário contou com o patrocínio do estaleiro Mac Laren Oil, além do apoio da Biscoito Fino, Governo do Estado da Bahia, Suzano Papel e Celulose, Prefeitura Municipal de Nova Viçosa, Faculdade da Cidade do Salvador, Irdeb e outros. Para essa nova exibição, o filme conta com o apoio da Rede Bahia.

“Krajcberg não surgiu em minha vida por acaso, eu nasci outra vez”, acrescentou a documentarista, que também atuou no filme ao lado de outros profissionais reconhecidos do mercado baiano, entre eles, o cineasta José Francisco Serafim, que é seu co-autor no roteiro e na montagem; a editora Gilvânia Araújo; o diretor de arte Gerson Lemos; os diretores de fotografia, Kleyton Cintra e João Jasmim, dentre outros.

Frans Krajcberg – Artista plástico naturalizado brasileiro e reconhecido mundialmente pela força de sua obra. Acumula vários títulos, honrarias e prêmios por sua postura ética e humanística diante dos problemas socioambientais. Kracjberg correu o mundo debatendo os problemas que ameaçam a saúde do planeta, além de realizar centenas de exposições. A sua trajetória mostra a riqueza de um ativista que construiu uma história de vida única, desde as suas experiências ao servir ao exército soviético durante a Segunda Guerra Mundial, época em que perdeu toda a família nos campos de concentração nazista, até chegar ao Brasil, em 1948, onde chegou a passar fome e dormir nas praças públicas do Rio de Janeiro.

Renata Rocha – É produtora, pesquisadora, escritora e jornalista. É autora da biografia intitulada “A Pluralidade de Sérgio Mattos”, uma obra mais direcionada para a academia que aborda a importância de se resgatar a memória da comunicação brasileira destacando o perfil profissional do jornalista e também escritor Sérgio Mattos. Além da produção e direção do documentário intitulado “O Grito Krajcberg”, a escritora organiza o livro do filme, uma versão impressa com depoimentos de Walter Salles, Maria Bethânia, Caetano Veloso e outros.

Engajada com a problemática ambiental, Renata Rocha elaborou todo planejamento de comunicação do Grito: Seminário Brasil Salva a Amazônia, um projeto idealizado por Frans Krajcberg em Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia. Atualmente está dirigindo o longa-metragem “Emanoel Sem Fronteiras”, uma biografia do artista plástico baiano Emanoel Araujo. Este novo projeto também vai gerar um livro com a crítica genética do processo criativo do artista.

SERVIÇO:

Documentário O Grito de Krajcberg

Dia: Sábado (30)

Hora: 9h

Local: Auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano

CONTATO PARA A IMPRENSA

RENATA ROCHA

Fone: (71) 9240.2770 – 9995-6359

http://renatacomunicare.blogspot.com/

http://ogritokrajcberg.blogspot.com

EM JOÃO PESSOA

Hotel Verde Green

Fone: 3044.0000