Documentários paraibanos serão exibidos no Jardim Cidade Universitária

Por - em 42

O projeto Cine Volante, desenvolvido pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), leva nesta quarta-feira (29) os documentários “Casa de Lirismo” e “Todos os Santos” aos moradores do Jardim Cidade Universitária. A exibição será no Centro Educacional do Jovem (Fundac), a partir das 18h. As duas obras são dirigidas pelo cineasta paraibano Thomas Freitas.

O documentário paraibano “Casa de Lirismo” tem 18 minutos de duração e foi lançado em 2010. O vídeo, gravado na casa do poeta popular Nelson Barbosa (o “Nelsão”), revela o universo das rimas e histórias do artista que, por onde passa, encanta com lirismo, espontaneidade, improviso e oralidade.

O outro documentário, “Todos os Santos”, tem duração de 14 minutos e foi lançado no ano de 2011. Ele é o retrato pessoal e espiritual de Mãe Nane, yalorixá de Umbanda que há anos se dedica a cuidar dos filhos e da Jurema Sagrada.

Direção – O cineasta Thomas Freitas, diretor dos dois documentários, é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Iniciou sua carreira no projeto “Paraíba Cine Senhor” e, depois, passou a trabalhar no Ponto de Cultura Para’iwa. Seu primeiro vídeo independente foi o documentário “Casa de Lirismo”, vencedor do Troféu Luis Orlando Silva no 21º Festival Internacional de curtas-metragens de São Paulo. Neste ano, ele lançou o curta “Três”, de ficção, contemplado pelo Fundo Municipal de Cultural (FMC), em 2010.

Serviço – O Centro Educacional do Jovem (Fundac), onde serão exibidas as sessões desta quarta-feira, fica localizado na Avenida Santa Bárbara, Jardim Cidade Universitária.