Dois bairros fazem aniversário com ações de cidadania da PMJP

Por - em 21

Os 42 anos do bairro Castelo Branco serão comemorados neste sábado (12), a partir das 13h, na área vizinha ao Mercado Público local. Já na segunda-feira (14), a comemoração será pelos 39 anos do bairro do Costa e Silva. O evento acontecerá também a partir das 13h, na rua Jornalista Ney Ramalho, em frente à igreja Católica.

As duas atividades contam com o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através de suas secretarias e órgãos. A coordenação é da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), através da Diretoria de Organização Comunitária e Participação Popular (Dipop).

A programação dos aniversários terá a prestação de vários serviços, apresentações artísticas e culturais, e a realização de uma feira de artesanato e produtos culinários. Durante todo dia serão oferecidos serviços como inclusão no cadastro no Programa Bolsa Família; emissão de Carteira de Trabalho; aferição de pressão arterial e teste de glicemia; oficinas de xadrez e educação para o trânsito; corte de cabelo; Ouvidoria Municipal; além da prestação de informações educativas para a população.

Entre as principais atrações culturais estarão o Grupo Anexo, Azarasamba, Douglas – A voz romântica do teclado, Os Pivetes, Raça Popular e forró pé de serra. Na segunda-feira o evento contará ainda com a parceria do Instituto Embeleze.

Segundo a diretora de Organização Comunitária e Participação Popular da Sedes, Cassandra Figueiredo, os eventos integram o calendário de ações de cidadania para o mês de junho. “Este calendário foi elaborado por todas as secretarias e órgãos da Prefeitura de João Pessoa, a partir das solicitações enviadas por associações de bairros, lideranças comunitárias e da comunidade em geral. A iniciativa da realização destas ações também surge dentro da própria Prefeitura, apoiando atividades dentro das comunidades”.

Cassandra Figueiredo explicou que toda a programação das atividades já está fechada até o mês de agosto. Os interessados podem procurar a Sedes, no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, para solicitar a realização do evento em sua comunidade. O pedido será analisado por uma comissão, que o agendará de acordo com a disponibilidade da Prefeitura.

O secretário de Desenvolvimento Social, Lau Siqueira, destacou que estas ações são serviços oferecidos diretamente à comunidade, num trabalho que já vem sendo desenvolvido há quatro anos, advindas das necessidades de cada comunidade, como também por solicitação de suas representações. “A PMJP garante espaços de diálogo com todos os segmentos representativos da sociedade, através do Orçamento Democrático, da Ouvidoria Municipal, dos Conselhos, Fóruns e outros instrumentos de construção de políticas públicas, fortalecendo assim a participação popular”.