Domingo com arte, cultura e saúde na Praça da Paz nos Bancários

Por - em 106

O Projeto ‘Domingo com Arte, cultura e Saúde na Praça’, retorna as atividades nesse fim de semana. Com muitas atrações de cultura, lazer e cidadania, o projeto será realizado neste domingo (4) na Praça da Paz, nos Bancários. O projeto é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

As atividades terão início às 15h com exposição de artesãos, culinaristas e uma tenda com orientações sobre saúde, todos serviços vinculados às ações do governo municipal. A Banda Forró Zoar, com seu autêntico forró pé de serra, e o Galego do Brega, fazem parte da programação musical que animará a festa até às 18 horas. A programação ainda conta com a apresentação do Grupo Xaxado do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), de Mandacaru; Grupo ProJovem Urbano –Dança de Rua; e o  Grupo de Capoeira Angola dos Palmares, do bairro do Roger.

 

A diretora de Organização Comunitária e Participação Popular (Dipop) da Sedes, Marcela Arbia, define o projeto como um estímulo à cultura popular e arte dentro da visão social. “É uma forma itinerante de divulgarmos os trabalhos desenvolvidos pelos grupos que acompanhamos e incentivar os esforços da comunidade na conquista de plena cidadania”, considerou.

Para Jardel Cabral, um dos coordenadores do projeto, o maior propósito  é oportunizar os artistas locais a terem o contato direto com a comunidade, levando às praças públicas o seu trabalho. “Com isso estamos divulgando os nossos valores artísticos, dando a oportunidade para que saiam do anonimato. Acredito que as praças precisam ser permanentemente ocupadas pela comunidade”, define ele.

Projeto – O Domingo com Arte, cultura e Saúde na Praça é uma iniciativa do Centro de Referência da Cidadania de  Mandacaru (CRC). Nos últimos três anos, a trupe percorre praças dos bairros da cidade, com mostra de arte e cultura produzida por artistas das comunidades. A iniciativa também leva orientação sobre saúde, com uma tenda sob a responsabilidade de técnicos de saúde da gestão municipal.

 

Programação Cultural:

– Banda Forró Zoar, do bairro de Mangabeira;

– Galego do Brega, de Mandacaru;

– Grupo Xaxado do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), de Mandacaru;

– Grupo ProJovem Urbano –Dança de Rua;

– Grupo de Capoeira – Angola dos Palmares – do Roger.