Durval revela ações da PMJP no setor de segurança pública

Por - em 24

O prefeito em exercício da Capital paraibana, Durval Ferreira (PP), abriu oficialmente o seminário nacional ‘O papel do município na segurança pública’, na manhã desta quinta-feira (13), no Auditório do Sebrae-PB, no Bairro dos Estados.

O objetivo do evento é discutir ações para que o município também possa contribuir para a segurança da população e buscar soluções para o combate à violência e a criminalidade em parceria com os governos estadual e federal. A realização é da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), com apoio do Ministério da Justiça e do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania. O seminário segue até esta sexta-feira (14).

Na ocasião, Durval relacionou várias obras e ações do Governo Municipal em benefício a segurança pública, como iluminação pública, criação de espaços de lazer, instrumentos de notificação e centros de acompanhamento, que contribuem para garantir uma menor exposição da população a situações de violência e diminuir a quantidade de crimes ocorridos na cidade.

“Esse Seminário é de extrema importância para a promoção da segurança pública, que não se restringe apenas a policiamento nas ruas, mas sim a políticas públicas em áreas sociais, com ações preventivas. A Prefeitura vem realizando várias ações nos setores de lazer, habitação, iluminação, centros de referência da cidadania, juventude e da mulher para contribuir com o combate à criminalidade e violência”, relatou o prefeito interino.

Presentes ao encontro, gestores municipais que atuam em áreas relacionadas com a prevenção à violência e criminalidade, representantes dos diversos órgãos de segurança como a Polícia Militar e sociedade em geral. Um dos destaques foi o assessor especial para Assuntos Federativos do Ministério da Justiça e coordenador executivo do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci), Vicente Trevas.

“O evento está sendo realizado na esfera municipal, mas essa participação é fundamental para a política de segurança do Governo Federal, com a adoção de ações preventivas, já que o município está sendo o protagonista nesse novo modelo da organização federativa do Brasil em combater a violência e a criminalidade”, avaliou Trevas, que ministrou a palestra ‘O papel do município na política de segurança do Governo Federal’.

Já o presidente do Conselho Municipal de Segurança Preventiva e Direitos Humanos (Comsedh), Rubens Pinto Lyra, definiu o Seminário como um importante momento para debates, discussões e reuniões acerca da temática. “Esse é um seminário de estudos. Aqui vamos discutir propostas para a criação de políticas públicas, ações de prevenção e como o município poderá colaborar com a segurança pública que vai além da repressão ao crime”, explicou Rubens.

Programação – No período da tarde, a secretária de Defesa Social do município de Diadema (SP) e coordenadora geral da I Conferência Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, ministra a palestra ‘Perfil de uma Guarda Municipal para segurança preventiva’. Logo após haverá um debate sobre o tema.

Às 16h30, Lígia Daher Gonçalves, especialista em segurança pública e consultora do Pronasci, fala sobre ‘Experiências de gestão intermunicipal de segurança pública’. Depois da explanação de Lígia, será aberto um debate. O primeiro dia do Seminário será finalizado com a palestra ‘As atribuições do município na segurança pública’, com Benedito Domingos Mariano, que é secretário de Administração do município de Osasco (SP). Logo após, ocorre um debate sobre o tema.