Dutra elogia presença popular no governo Ricardo Coutinho

Por - em 43

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) recebeu o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, no final da tarde desta quinta-feira (4), em seu gabinete no Paço Municipal, Centro de João Pessoa. Dutra ressaltou a convergência social representada pela atual administração de João Pessoa e destacou ainda a implantação do Orçamento Democrático como instrumento de participação popular.

Para o líder da legenda petista, a gestão municipal de João Pessoa tem conseguido governar a cidade contemplando as mais diversas forças sociais e, para ele, esta capacidade agrega o reconhecimento dos pessoenses e dos agentes políticos locais.

Foi na gestão de Olívio Dutra, a época em que ele governou o Rio Grande do Sul, que o Brasil vivenciou a primeira experiência de orçamento participativo do País. Hoje, diversas cidades já implantaram este instrumento, dentre elas a Capital paraibana, que experimenta desde 2005 a participação da população nas decisões orçamentárias do município.

“Orçamento participativo não é uma fonte milagrosa, mas ele possibilita às pessoas não serem objetos e sim sujeitos da política. Ele é um processo importante de consolidação da democracia. Não teremos mudanças efetivas no País se não houver o fortalecimento desse mecanismo”, comentou.

Olívio Dutra veio a João Pessoa participar do II Seminário sobre Controle Externo de Contas Públicas, organizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O evento aconteceu nesta quinta-feira (4), na sede do TCE, em Jaguaribe. Ele aproveitou a passagem pela Capital paraibana e realizou uma visita de cortesia ao prefeito Ricardo Coutinho, que lembrou a importante contribuição do ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-ministro das Cidades do governo Lula à democracia brasileira.