Educação ambiental é tema de ‘aula’ da Emlur no Bancários

Por - em 56

Os alunos do Colégio Polígono, localizado no Bairro dos Bancários, receberam nesta terça-feira (16) informações sobre educação ambiental. A sensibilização foi feita por educadores da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que durante a palestra deram destaque especial ao ‘Acordo Verde’, projeto que está implantando a coleta seletiva em cinco bairros de João Pessoa. Cerca de 100 alunos, entre 2 e 10 anos de idade, participaram da sensibilização.

A superintendente da Emlur, Laura Farias Gualberto, informou que os educadores ambientais da Autarquia estão percorrendo todas as escolas localizadas nos bairros onde está sendo implantado o ‘Acordo Verde’, como Bancários, Mangabeira, Jardim Cidade Universitária, Anatólia e Jardim São Paulo. “Para que a coleta seletiva efetivamente funcione, precisamos da adesão dos jovens. Crianças e adolescentes são grandes parceiros quando o assunto é preservação do meio ambiente, uma vez, que quando se engajam em uma causa, se transformam em multiplicadores de conceitos e fiscais”, comentou.

Dicas – Durante a palestra, os educadores falaram sobre o meio ambiente e o que pode ser feito para preservá-lo. Os alunos ainda aprenderam que é preciso reduzir o consumo, promover a reutilização de materiais, dando novo uso a objetos que seriam descartados e colaborar com a reciclagem, como forma de evitar que novos materiais sejam extraídos da natureza e ainda haja o gasto de água e energia elétrica.

Os técnicos da Emlur também levaram informações para os garotos sobre a coleta seletiva. Eles explicaram que essa forma de separação dos resíduos contribui para a preservação do meio ambiente e ainda para a geração de emprego e renda das famílias que vivem da venda de material reciclável. Para que os alunos pratiquem a coleta seletiva dentro da instituição de ensino foi apresentado para eles o projeto ‘Santo de Casa faz Milagre’, que está levando essa forma de coleta de resíduos para as repartições públicas municipais e entidades diversas que procuram a Emlur.

A diretora pedagógica do Polígono, Ana Mary, disse que o colégio tem um trabalho constantemente voltado para o meio ambiente. “Toda a direção se preocupa em passar de forma correta e transparente aos nossos alunos a importância de preservação do meio ambiente, começando com cuidados especifico sobre o lixo, como separá-lo e reaproveitá-lo”, comentou.

Parceria – A Emlur, conforme destacou a educadora, sempre colabora com as ações de educação ambiental que são desenvolvidas dentro da instituição de ensino, cedendo educadores ambientais para realizar palestras e as suas atrações artísticas e culturais para apresentações, como o Baticumlata, o Coral e o Teatro. Ela destacou ainda a importância do ‘Acordo Verde’ para a preservação do meio ambiente.

A aluna da 2ª série, Ana Lícia, 9 anos, destacou que acha muito importante preservar as árvores, rios e praias, como forma de poder respirar um ar puro, ter mais saúde, mais animais nas florestas, mais peixes nos rios e praias e ainda manter toda a cidade limpa. “Lá em casa meus pais fazem a separação do lixo para entregar aos agentes do Acordo Verde’. Eu sempre falo para meus pais, amigos e vizinhos da importância de preservar o meio ambiente”, disse, acrescentando que todos devem colaborar com o processo de reciclagem.