Educação dá posse a mais 300 aprovados em concurso

Por - em 46

Mais 300 profissionais classificados no concurso da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) tomaram posse, na manhã desta sexta-feira (31), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) foi dar as boas vindas aos novos servidores e disse que a meta é admitir todos os 991 aprovados no concurso.

A seleção foi realizada no ano passado, abrindo vagas para professores, orientadores e supervisores educacionais, além de psicólogos e assistentes sociais. Até então, 221 aprovados já haviam sido chamados para integrar o quadro de servidores municipais. Contabilizando os empossados nesta sexta-feira, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) chega ao total de 551 nomeados.

Ricardo Coutinho lembrou que há duas décadas o município não realizava um concurso público para o setor educacional. “A carência de profissionais era latente e, por isso, queremos concluir esta gestão chamando todos os 991 aprovados”, ressaltou, aproveitando ainda para dizer que a estrutura das unidades de ensino do município também está sendo renovada, com a construção de novas escolas e a reforma e ampliação de outras.

“Até o mês de março estaremos inaugurando mais quatro escolas-padrão na cidade. Atualmente, a Prefeitura vem investindo R$ 22 milhões na infra-estrutura educacional, incluindo também a construção de ginásios e da biblioteca municipal. A educação é o laço mais importante para gerar cidadãos. Se não há investimento nesse setor, não há como um município ter sustentabilidade”, frisou.

Qualidade – A melhoria da qualidade na educação municipal também vem sendo alvo de investimentos da Prefeitura. O prefeito falou sobre o programa ‘Escola Nota 10’, que está sendo implantado este ano na rede e consiste em estimular o ensino através de gratificação conferida aos professores. Com isso, o intuito é melhorar o aprendizado dos alunos e diminuir os índices de repetência e evasão escolar.

A secretária de Educação, Ariane Sá, apresentou a estrutura organizacional da Secretaria, incluindo a explicação sobre projetos e programas existentes na rede municipal de ensino. Para ela, os novos servidores – que incluem 202 professores e 98 técnicos, assistentes sociais e psicólogos – serão um reforço importante no quadro de profissionais.

Ariane Sá disse que esses funcionários começam a trabalhar já a partir da próxima segunda-feira (2 de fevereiro) e serão distribuídos em toda a rede do município, incluindo também as unidades a inaugurar.

“Vamos estimular os professores a investir o máximo na qualidade do ensino. Nosso objetivo é que os alunos saiam do ensino fundamental devidamente letrados. Para isso, estamos investindo em escolas que façam com que eles aprendam mais e queiram passar mais tempo nelas”, ressaltou.