Educação de Jovens e Adultos: 16 mil recuperam escolaridade

Por - em 15

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) mantém atualmente cerca de 16 mil alunos no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em mais uma parceria com o Ministério de Educação (MEC). Por meio dessa iniciativa, os alunos têm a oportunidade de cursar disciplinas que equivalem ao ensino fundamental e, assim, recuperarem o tempo perdido.

Em 2005, o número de alunos matriculados era de 4.966. Já no ano seguinte passou para 7.876 e chegou a 12.548 em 2007. Esse crescimento se deve às melhorias na estruturação do EJA e também aos resultados positivos do Brasil Alfabetizado, outro programa cuja proposta é erradicar o analfabetismo, ensinando adultos a ler e escrever. Depois de passarem por esta etapa, os alunos do Brasil Alfabetizado são matriculados no programa de Educação de Jovens e Adultos, para que possam dar continuidade aos seus estudos.

Na Capital, 87 escolas municipais recebem os alunos no turno da noite. Periodicamente, são feitas avaliações com os estudantes para que eles possam alcançar níveis mais elevados de aprendizagem. Ao final de cada etapa, eles recebem certificados de ensino.

Para auxiliar esses alunos no caminho até o vestibular, a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) também firmou parcerias com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), como forma de viabilizar um cursinho pré-vestibular para que possam chegar até o ensino superior.