Educação e habitação são eleitas prioridades em audiência na 10ª região

Por - em 40

A construção de uma escola padrão no Roger e a entrega das casas para as famílias da comunidade Riachinho lideraram empatadas com 18,11% as demandas eleitas como prioridade no Orçamento Democrático pela população da 10ª região, durante a realização da Audiência Regional, na noite desta segunda-feira (19), na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no Treze de Maio. A população também elegeu a construção de uma praça pública e a reforma do Centro de Referência da Educação Infantil (Crei) Frei Afonso, no Roger; a humanização na Unidade de Saúde da Família Viver Bem, a construção de um Crei e a criação de um campo de futebol próximo ao Condomínio Maia e a construção de uma quadra poliesportiva, no Treze de Maio.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, participou da Audiência Regional e ressaltou para os moradores da 10ª região que é preciso ter a decisão política de transformar a cidade e o Orçamento Democrático tem possibilitado essa mudança. “É preciso dialogar com a população e o que for possível vamos fazer porque a decisão política de implantar o Orçamento Democrático demonstra que o poder público precisa ouvir as demandas da sociedade e buscar formas de atendê-las. Para se ter uma ideia do esforço do governo municipal nós estamos fazendo a regularização fundiária agora porque João Pessoa era uma cidade clandestina, pilhada e irregular. Construíram e não regularizaram e essa demanda tem aparecido em várias regiões”, disse.

Ciclo do OD – As Audiências Regionais fazem parte da primeira etapa do Ciclo do Orçamento Democrático 2012 que foi iniciado no dia 28 de fevereiro. As plenárias pelas 14 regiões da cidade prosseguem até o dia 2 de abril. O secretário do Orçamento Democrático, Tibério Limeira ressaltou o passo importante que o Governo Municipal tem dado com o diálogo com a população. “O Orçamento Democrático implica no compartilhamento de poder. É isso que a Prefeitura de João Pessoa tem feito ao dividir com os moradores e moradoras, que são os pagadores de impostos, a decisão de onde se deve investir esses recursos. O que percebemos é o amadurecimento das propostas e das falas dos participantes e isso mostra o quanto o Orçamento Democrático tem transformado a cidade num espaço mais plural e democrático”, frisou.

Audiências – A primeira etapa do Ciclo do Orçamento Democrático prossegue nesta terça-feira (20) com a Audiência Regional na 5ª região que será realizada na Escola Municipal Moema Tinoco, localizada na Rua Severino Bento de Morais, 175, nos Funcionários II. Na quinta-feira (22) será a vez da Audiência Regional na 9ª região, que ocorrerá na Escola Estadual Horácio de Almeida, localizada na Rua Durval Coutinho, s/n, no bairro do Alto do Mateus.

5ª região – A plenária da 5ª região nesta terça-feira integrará os moradores de bairros como José Américo, Geisel, Água Fria, João Paulo II, Ernani Sátyro, Funcionários II, III e IV e Costa e Silva, além das comunidades Cidade dos Colibris, Colibris, Jardim Laranjeiras, Conjunto da FAC I e II, Mãe Bienga. Santa Verônica, Loteamento Mares do Sul, Quadra Mares, José Mariz I, Brasa Mar, Jaqueiras I, II, III, IV, Condomínio Walter Forte e Comunidade Boa Vista. Também integram a 5ª região orçamentária as comunidades Citex, Comunidade Nova República, Jardim Sepol, Jardim Nova Canaã, Comunidade Nova Trindade III, Esplanada, Lago Sul, Conjunto Radialista; Grotão, Comunidade Arame, Com. 1º de Abril, Loteamento Greenville, Comunidade do Lava Jato, Maria de Nazaré, Condomínio Fraternidade, Presidente Médici, Loteamento Morada Verde; Costa e Silva, Comunidade Gauchinha, Com. Taipa, Nova Vida e Vila da Paz e Comunidade do SESI.

Calendário – O calendário completo das audiências pode ser conferido no portal da Prefeitura de João Pessoa, por meio do endereço: www.joaopessoa.pb.gov.br ou direto no link http://od.joaopessoa.pb.gov.br/?page_id=1743#wp-table-reloaded-id-2-no-1.

Contato – Para mais informações, a Secretaria Executiva do Orçamento Democrático pode ser contatada pelo telefone (83) 3218 5629. Nas redes sociais a população pode seguir e interagir pelo twitter (twitter.com/pmjpOD) e por e-mail no endereço odemocratico@joaopessoa.pb.gov.br.