Educação exibe panorama de ações e serviços em audiência do Orçamento

Por - em 50

A Coordenadoria do Orçamento Democrático encerrou na noite da quarta-feira (18), a terceira etapa do ciclo de debates sobre o orçamento público do município. A terceira audiência popular setorial reuniu moradores de diversos bairros da cidade na Escola Municipal Moema Tinoco, no bairro Funcionários II (5ª região orçamentária) para a apresentação das ações que a Secretaria de Educação e Cultura(Sedec) vem realizando. A secretária de Transparência Pública (Setransp), Estelizabel Bezerra, coordenou a atividade.

A secretária Ariane Sá, de Educação e Cultura, mostrou um panorama de todas as intervenções que o Governo Municipal vem promovendo na área educacional durante esses três anos e meio de gestão, passando pela construção de novas unidades escolares, acesso a educação de qualidade e a busca de qualificação da mão de obra dos professores da rede municipal. “O Governo Municipal está empenhado em proporcionar uma política pública voltada à educação, onde todos que fazem parte desse processo possam ser vistos por completo, e junto com o Orçamento Democrático somar atenções para nos guiar e continuar atentos ao que a população aponta como prioridades”, afirmou.

Intervenções – Foram anunciadas a construção, reforma e ampliação de 23 escolas, três Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), além da reestruturação total do Estádio da Graça, implantação da Escola de Artes Municipal e do parque aquático do Centro Administrativo Municipal (CAM). Nesta ação, que faz parte do programa ‘João Pessoa faz Escola’, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) vai investir R$ 19,6 milhões beneficiando mais de 25 mil alunos em 19 bairros.

Tem ainda melhorias nas escolas Anayde Beiriz (Bairro das Indústrias), Agostinho Fonseca (Cristo), Leonel Brizola (Tambauzinho), Américo Falcão (Cristo) e Zulmira de Novais (Bairro dos Novais), que também foram anunciadas por Ariane Sá durante a audiência popular e a construção de Creis nos bairros João Paulo II, Mussumago, Miramar, Trincheiras, Oitizeiro, Nova República e São José.

Qualificação – Dentro da política de formação dos professores está a entrega de mais um Centro de Formação dos Profissionais em Educação (Cecapro) e a continuidade dos cursos para o melhoramento dos serviços oferecidos pelos educadores, como o Colóquio Municipal de Educação (Comed) e o Pró-letramento. A secretária falou ainda da promoção da educação inclusiva para alunos com necessidades especiais e da difusão da inclusão digital, com a instalação de laboratórios de informática em 32 escolas.

As ações pedagógicas, como ‘Trânsito: responsabilidade de todos’ e ‘Escola Verde: um gesto de cidadania’ também foram apresentadas, bem como os programas Escola Aberta, Ciranda Curricular e ProJovem. Ao final da plenária, as pessoas fizeram suas colocações e encaminharam sugestões à Secretaria de Educação, que realiza este ano o ‘Ano Cultural José Lins do Rego’, em que diversas atividades sobre a obra do autor serão desenvolvidas pelos estudantes da rede municipal de ensino.