Educação Integral atende mais de nove mil alunos na Capital

Por - em 24

Mais de nove mil alunos da rede municipal são atendidos pela Educação Integral, através do Programa “Mais Educação”, da Secretaria Municipal de Educação (Sedec). O programa contempla 82 escolas de João Pessoa, oferecendo ampliação do espaço e do tempo de permanência dos estudantes no colégio, ativando e revitalizando o turno oposto ao horário formal de aulas. Isto ocorre por meio de atividades que promovem a interdisciplinaridade através de oficinas pedagógicas.

No programa, que é uma adesão da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de suas unidades de ensino, junto ao Ministério de Educação e Cultura (MEC), são 50 oficinas que integram dez temas pedagógicos: Cultura e Artes; Esporte e Lazer; Prevenção e Saúde; Acompanhamento Pedagógico; Direitos Humanos, Ética e Cidadania; Educação Econômica e Cidadania; Educomunicação, Meio Ambiente e Inclusão Digital.

De acordo com o coordenador Geral do Programa Mais Educação, Alberto Araújo, “as oficinas proporcionam o enriquecimento e fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem, trabalhando a transversalidade do currículo formal com inúmeras outras áreas de conhecimentos, explicou”.

Pioneira – A capital paraibana foi o primeiro município do Estado a desenvolver a Educação Integral, desde 2008. “Somos pioneiros e a meta para 2012 é que as 92 escolas do município sejam atendidas pelo programa”, ressalta Alberto Araújo.

Os alunos atendidos pelo Programa Mais Educação são crianças e adolescentes que cursam do 1º ao 8º ano do ensino fundamental. Eles são acompanhados por voluntários, que desenvolvem as atividades práticas, e por professores comunitários, que supervisionam as tarefas.