Educação para o trânsito integra o cotidiano de escolas municipais

Por - em 28

Durante toda esta semana, a educação para o trânsito esteve em evidência em João Pessoa. Nas escolas da rede municipal, essa é uma temática que na verdade já faz parte do cotidiano escolar desde 2006 e, em 2008, tem se tornado cada vez mais sólida e real.

Por meio do programa ‘Cidadania no trânsito’, surgido em 2006 através de uma política pública da Prefeitura de João Pessoa, a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) tem trabalhado a educação para o trânsito de forma transversal e interdisciplinar nas 91 escolas da rede municipal de ensino. O eixo central do programa é o ‘João Pessoa cidade que anda’, responsável por realizar diversas atividades em torno da temática do trânsito, entre formação com professores e campanhas educativas, que envolvem cerca de 70.000 alunos.

Por se tratar de um programa contínuo, a formação dos professores tem sido o grande foco das atividades. Chamados de ‘Elos’, os educadores para o trânsito são responsáveis por tornar real o debate da educação para o trânsito no dia a dia dos alunos das escolas municipais.

Por meio da Lei Municipal nº 11.350, homologada em de 10 de janeiro deste ano, o programa ‘Cidadania no trânsito’ ganhou forças e com isso foi incluído na grade curricular das escolas municipais o tema interdisciplinar ‘Noções de Trânsito e Educação para o Trânsito’.

Os temas interdisciplinares são ministrados do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tendo caráter obrigatório, mas não reprovativo. Os professores de todas as disciplinas são levados a promoverem de forma transversal momentos de reflexão em relação à nova concepção de Educação para o Trânsito. As atividades do programa acontecem seguindo os três pilares: comunicação, locomoção e convívio social.

Conforme a Sedec, no ano letivo de 2008m o conceito de ‘Elos’ se ampliou, fortalecendo dessa forma o ensino sobre trânsito nas salas de aula. O programa ‘Cidadania no trânsito’ busca levar a toda comunidade uma nova forma de se entender o trânsito, ampliando a visão em torno do homem, da via e do veículo e levando a compreensão do assunto como uma construção de todos.

Durante todo o calendário escolar, diversas atividades são promovidas em cada unidade de ensino da rede municipal. Semanas de trânsito, palestras, estudos, produção e divulgação de materiais educativos são realizadas por todos os educadores e alunos, buscando fortalecer a discussão diária sobre a importância da educação para o trânsito.