Educação promove encerramento anual do ‘Cidadania no Trânsito’

Por - em 29

Como atividade de encerramento do ano de 2007 do Programa ‘Cidadania no Trânsito’, a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) planejou para esta quarta-feira (28) o ‘Encontro de Elos da Educação para o Trânsito’. Participaram do evento os 240 integrantes da iniciativa, que tiveram um momento de troca de experiências de sucesso, seguido de uma confraternização.

A principal ação das atividades aplicadas neste ano pelo Programa foi a ‘João Pessoa Cidade que Anda’, responsável por realizar diversos trabalhos em torno da temática do trânsito, entre formação com professores e campanhas educativas. Atualmente, este projeto alcança as 91 Escolas e 28 Centros de Referência em Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, de forma que alunos da Educação Infantil ao Ensino de Jovens e Adultos são integrantes dessa ação educativa.

‘Elo’ é o termo usado para definir o papel dos monitores do Programa. Eles são os responsáveis por fazer sair do papel todas as ações pensadas no programa de educação para o trânsito da Sedec, atuando como eixos fundamentais dentro das escolas.

“Nós trabalhamos durante todo o ano com todos os alunos, desde as crianças até os adultos, entendendo que são eles os verdadeiros protagonistas dessa atividade. A conscientização é o trabalho primordial. Somente através dela é que cada aluno mostrará na prática do dia-a-dia esses conhecimentos, transformando as formas de agir no trânsito”, enfatizou Salomé Vasconcelos, elo da Escola Municipal Luiz Mendes.

Ação – ‘João Pessoa Cidade que Anda’ é uma política pública da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), desenvolvida pela Sedec, e busca promover momentos de reflexão em relação à nova concepção de Educação para o Trânsito. As atividades do programa acontecem seguindo os três pontos: comunicação, locomoção e convívio social. “João Pessoa Cidade que Anda” teve início em 2005 e desde então realiza diversas atividades em torno da temática do trânsito, entre formação com professores e campanhas educativas, por meio de ações intersetoriais com a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans).