Educadores de 9 escolas são homenageados pela prefeitura

Por - em 17

Os professores de nove escolas que fazem parte do Polo  IV da Secretaria Municipal de Educação foram homenageados na manhã desta quarta-feira (13) pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).  Aproximadamente 300 educadores participaram do evento realizado no ginásio da Escola Municipal Ministro José Américo de Almeida, na Capital, que fez parte das comemorações pelo Dia do Professor, festejado em 15 de outubro.
 
O prefeito Luciano Agra participou da homenagem e lembrou que durante 30 anos atuou como professor universitário do curso de Arquitetura da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Após saudar os colegas, ele falou sobre a importância da expansão da rede municipal. “É preciso investir na educação. E a PMJP entende que o resultado desse investimento é um futuro melhor”. A rede municipal de ensino de João Pessoa é formada por 92 escolas, com um corpo docente de 3.000 professores.

O evento foi aberto com a exibição de um vídeo sobre as principais ações desenvolvidas pela pasta da educação, como a reforma e ampliação de escolas e ginásios. Outros projetos como festivais de música e de inclusão digital, através de programas como o Escola Digital e Professor Plugado, também foram exibidos. Em seguida, os professores participaram de um café da manhã e os diretores das nove escolas do Polo IV receberam um buquê de flores.

“Momentos como estes são importantes para reflexão sobre a própria condição de professor, uma profissão onde a vocação é imprescindível”, afirmou a secretária Ariane Sá, ressaltando também a necessidade da união de forças entre família e escola na formação social e educacional do aluno. Ela destacou ainda que o avanço educacional pelo qual as escolas municipais passam só é possível devido ao trabalho dos professores.

As ações da PMJP têm contribuído para a qualificação do professor da rede municipal de ensino, como pontua a professora Lúcia de Fátima Nóbrega. Em sala de aula há 25 anos, a pedagoga afirma que já se sente homenageada ao longo dos anos por melhorias das condições de trabalho, a exemplo da valorização salarial e os treinamentos proporcionados pela Secretaria da Educação.

Para o professor de Matemática, Edson Thó Rodrigues, o principal reconhecimento como educador é a oportunidade de contribuir na formação social dos alunos. “A maior recompensa é a troca diária de lições de vida e de sala de aula como nossos alunos”, concluiu.