Educadores do Brasil Alfabetizado participam de formação continuada sobre meio ambiente

Por Alexandre Quintans - em 928

Alfabetizadores e coordenadores do Programa Brasil Alfabetizado, que funciona na coordenação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), participaram na noite desta sexta-feira (17) da quinta etapa de formação continuada. O encontro aconteceu no Centro de Línguas Estrangeiras da Sedec, na Avenida Epitácio Pessoa.

A formação busca orientar os profissionais da educação sobre a temática ‘meio ambiente’, que foi o tema desenvolvido durante as atividades para este mês e que será trabalhado em sala de aulas com os alunos nas disciplinas de português e matemática.

O processo de formação acontece até o mês de março de 2018, com dois encontros mensais de quatro horas diárias. Maria do Espírito Santos Felipe Castro é alfabetizadora há seis anos em uma igreja no Bairro das Indústrias e sabe muito bem a importância de participar de um processo como este. “É nesse momento que temos a oportunidade de trocar ideias um com os outros e a coordenação está sempre nos trazendo novidades”, disse.

O Brasil Alfabetizado atende adolescentes com 15 anos ou mais, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação básica ou não concluíram os cursos. “O programa é uma oportunidade para essas pessoas que não puderam estudar logo cedo, de aprender a ler e escrever, ou que começaram, mas que por algum motivo precisaram parar. Agora estão tendo essa oportunidade de recomeçar. Para nós é muito prazeroso saber que estamos fazendo um trabalho que no final dará bons frutos”, afirmou a coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado, Maria do Rozário.

O Programa é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação e Cultura (MEC).