Educadores do ProJovem recebem treinamento sobre relações de gênero

Por - em 60

Cerca de 120 de educadores e educadoras do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) participarão, nesta terça (13) e quinta (15), de uma capacitação sobre relações de gênero, direitos sexuais e direitos reprodutivos. O treinamento acontecerá às 18h, no Centro de Capacitação dos Professores (Cecapro), localizado na Avenida Epitácio Pessoa, Tambauzinho, e será ministrado por técnicas da Coordenadoria de Políticas Públicas das Mulheres.

O objetivo é analisar e discutir as desigualdades de gênero que são construídas na sociedade e qual o papel da escola e do profissional na reprodução ou superação dessa cultura. “Essa parceria é importante porque nos possibilita abordar, não só a temática de gênero, mas também temáticas inter-relacionadas com profissionais da educação que trabalham diretamente com jovens de 18 a 24 anos”, destacou a assessora de Saúde da Mulher, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos da Coordenadoria das Mulheres, Elinaide Carvalho.

Já para a Coordenadora do ProJovem, Márcia Lucena, essa capacitação ajudará os profissionais e a juventude a identificarem as desigualdades de gênero e buscarem possibilidades de mudança. “Constatamos, através de instrumentos usados nas atividades, que há uma distorção no conceito e na relação entre homens e mulheres. É preciso mudar esta situação, trazer a consciência e construir as mudanças”, afirmou a coordenadora.

Serão trabalhados conteúdos como relações de gênero (cultura patriarcal), maternidade e paternidade responsável, direitos reprodutivos e direitos sexuais. “Trabalharemos com atividades que possibilitem ao grupo refletir, perceber e trazer relatos das desigualdades de gênero vivenciadas no cotidiano profissional e pessoal”, observou a assessora.