Educadores e alunos debatem o trabalho infantil em seminário

Por - em 88

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) Centro Livre Meninada I (CLMI), realiza nesta terça-feira (8) o III Seminário Integrando Peti Escola. O evento acontece das 8h30 às 11h, na sede localizada na Rua Osvaldo Pessoa, em Jaguaribe.

O objetivo é debater o trabalho infantil com as escolas dos bairros de Jaguaribe, Rangel, Cristo e José Américo, buscando juntamente com os educadores e os adolescentes, formas de conscientizar as famílias sobre os prejuízos causados, que muitas vezes persistem pelo resto da vida. O evento é alusivo ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, que transcorre oficialmente no dia 12 de junho.

Segundo a coordenadora do Centro Livre Meninada I, Catarina Arruda, os adolescentes serão os protagonistas desse seminário, com o apoio dos educadores do Centro Livre e da equipe técnica do Peti. “É gratificante ver que eles já têm um discurso próprio e acreditam realmente que o trabalho infantil é prejudicial. Acreditamos que este é o caminho, e que seus filhos não irão trabalhar. Alguns destes meninos e meninas estão se profissionalizando em cursos do Senai, o que muda totalmente a perspectiva de vida deles. Afinal, como diz Paulo Freire, a educação transforma e liberta”.

Os adolescentes farão também a abertura do evento, apresentando o Rap do Combate, que alerta: “O trabalho infantil devemos combater, ajudando as crianças a brincar e crescer! Pense fale, abra seu coração, o trabalho infantil também gera exploração!”