Educadores municipais participam de seminário de avaliação, na quinta

Por - em 26

Gestores e especialistas da rede municipal de ensino participam de Seminário de Avaliação da Formação Continuada nesta quinta-feira (19), das 8h às 18h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. O encontro de mais de 400 educadores servirá para avaliação dos trabalhos desenvolvidos durante a ‘I Jornada Pedagógica’, realizada nos meses de abril e maio deste ano.

O seminário integra o Plano de Trabalho Anual (PTA) do Ministério da Educação (MEC), que tem por objetivo estabelecer a interação entre o gestor e especialista no interior da escola, gerando maior fluidez de comunicação, partilha e operacionalização das ações para o sucesso educacional.

Todos os gestores e especialistas das escolas e Centros de Referência em Educação infantil (Creis), a partir da ‘I Jornada Pedagógica’, participaram de seis encontros com realização de oficinas pedagógicas sobre as seguintes temáticas: gestão democrática, concepção de ensino, projeto político-pedagógico, planejamento participativo, conselhos escolares e avaliação. Cada oficina teve duração de 12 horas.

Depois da experiência e formação, gestores e especialistas se reúnem agora em seminário para socialização das reflexões e alternativas construídas nas oficinas. “A Jornada possibilitou a reflexão da prática escolar, no sentido da busca de alternativas relacionadas às problemáticas existentes, do ponto de vista administrativo e pedagógico, visando assim a efetivação do trabalho coletivo para o sucesso escolar”, avalia Olisângela Cristine Duarte de Assis, chefe da Divisão de Ensino Fundamental I da Sedec.

Programação – A solenidade de abertura ocorre às 8h desta quinta-feira, com a secretária da Sedec, Ariane Sá. Às 9h haverá a conferência ‘Interfaces da prática educativa numa perspectiva do trabalho colaborativo’, proferida pela professora Windyz Ferreira. Depois do debate, às 11h será a vez da apresentação das ações desenvolvidas pelo Ensino Fundamental I.

À tarde tem uma mesa-redonda que discutirá ‘Concepções de ensino e práticas pedagógicas na gestão democrática’, com a presença dos debatedores Valter Rodrigues e Adelaide Dias, e a coordenação da professora Glória Escarião. Após isso ocorre o encerramento do seminário.