Educadores orientam pedestres e condutores a respeitar a faixa

Por - em 69

Em busca de um trânsito mais seguro e com menos acidentes, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) vem intensificando a campanha ‘Respeite a faixa, Faça a sua parte’. Na próxima segunda-feira (4), os educadores estarão atuando na rua Rodrigues de Aquino, Centro (em frente ao Ministério Público), a partir das 8h. Já no período da tarde, às 16h, o trabalho será realizado na avenida Odon Bezerra (por trás do shopping Tambiá). As ações acontecem nos mesmos lugares na quarta (6) e sexta-feira (8).

A chefe da Divisão de Educação, Gilmara Branquinho, afirmou que o trânsito é o contexto social mais democrático que existe, porém, cada elemento tem seus direitos e deveres, onde cada um deve fazer sua parte. “Com o slogan ‘Eu respeito à faixa de pedestre’ esperamos que esse ato de cidadania se estenda por toda a cidade, para que possamos falar com toda segurança que moramos na cidade que respeita o pedestre”, disse a educadora.

O objetivo da ação educativa é orientar a população para a importância do respeito à faixa, garantindo a mobilidade e a segurança dos pedestres. A equipe da Semob também fará visitas aos bairros de Mangabeira, José Américo, Costa e Silva, Cristo Redentor e Mandacaru, com ações nas faixas próximas as escolas, creches e estabelecimentos comerciais.

Ação na orla – Nessa semana, a ação educativa aconteceu na avenida Almirante Tamandaré, na faixa de pedestre próxima à Feirinha de Tambaú. Os educadores e agentes de mobilidade abordaram motoristas e pedestres dando orientações para uma travessia segura. Durante o evento, foram distribuindo material educativo como folhetos, cartazes e adesivos para veículos automotores.

 

 

Junto aos educadores, um grupo de teatro participou da atividade para chamar a atenção dos pedestres e condutores para a responsabilidade que se deve ter em observar a sinalização de trânsito.

O turista de Salvador, Roberto Azevedo, 37 anos, disse que é a segunda vez que visita João Pessoa e que já conhecia a campanha da faixa na capital. “Essa atividade deveria se estender para outras cidades, já que a capital da Paraíba é uma grande referência em todo o País”, opinou o supervisor de vendas.

O taxista Young Sousa, 42 anos, afirmou que a campanha é muito boa e deve ser feita em todos os bairros para que à população seja respeitada e orientada para utilizar com segurança a faixa de pedestre. “É bom ver essas ações na rua, pois a gente quer que a Semob também eduque”, afirmou.