Educadores participam de debate sobre violência e desigualdades

Por - em 27

O dia internacional da mulher se aproxima e com ele as homenagens, comemorações e discussões que a data proporciona à sociedade. Neste sábado (26), professores e gestores de escolas vão estar reunidos num seminário sobre preconceito e desigualdades no ambiente escolar. O evento é promovido pelo Centro da Mulher 8 de Março com total apoio da da Prefeitura Municipal de João Pessoa e ProJovem, programa da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). O seminário será aberto às 8h, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em Jaguaribe.

De acordo com a organização do evento, estão sendo aguardadas a participação de aproximadamente 170 pessoas, entre elas professores e  gestores de 20 escolas municipais e entidades não governamentais.

Debater para sensibilizar os profissionais em torno dos diversos tipos de violência é o objetivo do seminário. Durante toda a manhã, os participantes estarão envolvidos entre a discussão de assuntos como violência racial, sexual, doméstica e homofobia, ampliando as possibilidades de mudança de mentalidade e comportamentais na comunidade escolar.

No início do seminário, os participantes serão envolvidos numa dinâmica de acolhida coordenada pela pedagoga e educadora popular Themis Gondim. Em seguida, A coordenadora do Centro da Mulher 8 de Março, Irene Marinheiro e a coordenadora do Projovem, Patrícia Drieskens de Carvalho, discutirão o tema do seminário que é ‘Onde guardamos nossos preconceitos e qual o nosso papel na desconstrução das desigualdades na escola?’.

Na seqüência, haverá palestras com Joyce Borges, Maria do Socorro Pimentel, Themis Gondim e Luciano Bezerra. Os temas estão relacionados à violência doméstica; lei Maria da Penha; racismo; sexualidade, prevenção e homofobia.