Sedec e Semhab iniciam turma de Educação de Jovens e Adultos no Residencial Colinas de Gramame

Por Jonas Batista - em 260

A aula inaugural da primeira turma do projeto de Educação para Jovens e Adultos – EJA, em um residencial construído pela Programa Habitacional da Prefeitura de João Pessoa, aconteceu na noite desta terça-feira (dia 10), no Salão de Festas do Residencial Colinas de Gramame, em Colinas do Sul. A primeira turma tem 20 alunos e é resultado de uma parceria entre as Secretarias de Habitação e de Educação e Cultura, uma forma de fortalecer a intersetorialidade entre os diversos segmentos administrativos na gestão do prefeito Luciano Cartaxo.

A aula inaugural contou com a presença das secretárias Socorro Gadelha (Habitação), Edilma da Costa Freira (Educação), do secretário adjunto da Habitação, André Coelho, além de representantes da comunidade e integrantes da Equipe de trabalho Técnico e social da Semhab.  O EJA é um programa criado pelo Governo Federal, que em João Pessoa é oferecido pela Prefeitura através da Secretaria de Educação e já atende seis mil e 500 jovens a partir dos 15 anos e agora vai assistir os moradores do Residencial Colinas de Gramame. São Jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar e agora estão tendo uma nova chance.

O EJA está presente em 55 escolas do Município e a turma do Residencial vai funcionar no Salão de festas. As aulas serão durante a semana no horário das 18h30 às 22h.

A secretária da Habitação Socorro Gadelha disse que a parceria com a Secretaria de Educação vai permitir o acesso sala de aula dos moradores do Residencial, principalmente aqueles que estão fora de sala de aula ou tiveram que abandonar os estudos. “Muitos jovens e adultos não estão estudando por falta de oportunidade e agora vão poder voltar a estudar, se qualificar e com isso ter mais oportunidade no mercado de trabalho e ao mesmo tempo nós estamos levando a educação para dentro do Residencial, o que era um pedido dos moradores”, comentou.

A secretaria de Educação, Edilma da Costa Freire, disse que a parceria com a Secretaria de Habitação, com a criação de uma turma do EJA no Residencial Colinas de Gramame, a Prefeitura vai levar a educação cada vez mais para perto das pessoas. “Essa tem sido uma preocupação do Prefeito Luciano Cartaxo e uma recomendação dele”.

Pós ocupacional – O secretário Adjunto da Habitação, André Coelho explicou que a parceria com a Secretaria de Educação é antiga e contou que desde o ano passado já existe um grupo de leitura no residencial, que acaba funcionando como um reforço escolar, já os estudantes podem participar de oficinas de leitura e escrita, matemática, educação ambiental e cidadania, onde eles tiram as dúvidas que tem em sala de aula. Ele finalizou dizendo que o EJA está dentro do programa pós ocupacional que a Semhab faz dentro dos residenciais por um período de até 12 meses, além de fortalecer a intersetorialidade dentro da gestão municipal.