Eletrobrás premia projeto de melhoria semafórica da PMJP

Por - em 30

A Prefeitura de João Pessoa vai receber o “Prêmio PROCEL Cidade Eficiente em Energia Elétrica” pela implantação do Projeto de Melhoria da Sinalização Semafórica na Capital. A cerimônia de premiação será realizada nesta quinta-feira (11), no Hotel Nacional, em Campinas (SP). A premiação é promovida pela Eletrobrás, no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – PROCEL, em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM.

A Capital será representada pelo secretário de Infraestrutura, João Azevedo Lins, que estará acompanhado do Diretor de Iluminação, José Herivalter. “O Prêmio é um reconhecimento pelo bom resultado obtido com a implantação desse projeto na nossa Capital que resultou numa economia estimada em R$ 133 mil reais por ano”, enfatizou o secretário.

O Projeto Melhoria da Sinalização Semafórica, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, abrangeu a melhoria de todo o sistema semafórico do município, composto de 1.528 pontos de lâmpadas incandescentes, que foram substituídos por lâmpadas LED, em 140 cruzamentos semafóricos. As medidas adotadas resultaram na redução de consumo de energia elétrica de 389 MWh/ano, o equivalente à economia de aproximadamente R$133.000,00 por ano, além da retirada de 59 kW de demanda do sistema.

O novo sistema resulta também na melhoria da visualização. Com a troca dessas lâmpadas é possível visualizar os semáforos a cerca de 500 metros de distância. Destaca-se, ainda, o correto descarte das lâmpadas incandescentes e a reciclagem das partes metálicas e dos vidros usadas no sistema de sinalização semafórica.

Prêmio – O Prêmio PROCEL Cidade Eficiente em Energia Elétrica, na sua sétima edição, vai premiar também os municípios de Timon (MA), Guarulhos (SP), Cuiabá (MT), São Lourenço (MG) e Caxias do Sul (RS), e reconhecerá as experiências de João Pessoa (PB) e do Governo do Estado do Amazonas (AM) com o Prêmio Destaque em Promoção dos Conceitos de Eficiência Energética.

As ações desenvolvidas por estes municípios e seus parceiros se revelaram de grande contribuição para a sociedade e, além de promoverem a economia de energia elétrica e a redução de custos, também produzirão soluções inovadoras relacionadas à preservação do meio ambiente, à mudança de hábitos e ao aumento da qualidade de vida da população.