PMJP contempla nove bairros com melhorias no trânsito em dois meses

Por - em 115

A Prefeitura de João Pessoa, através da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), está investindo na qualidade de vida da população, facilitando e melhorando a mobilidade de veículos e pedestres em toda a cidade. Durante os próximos dias, a Semob está executando, implantando e entregando praticamente uma obra por semana à população da capital. Os bairros contemplados neste primeiro semestre são Castelo Branco, Nova Mangabeira, Valentina Figueiredo, Alto do Mateus, Bairro das Indústrias, Tambiá, Jardim das Acácias, Miramar e Jardim Luna.

As obras fazem parte do Projeto Caminho Livre da PMJP, que desde 2011 estão sendo planejadas para se integrar a um projeto bem maior: o Plano de Mobilidade, previsto no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, em que João Pessoa foi uma das cidades escolhidas para receber verbas que serão investidas no trânsito e no transporte público da capital.

Esses investimentos são obras preparatórias para o Plano de Mobilidade, este que será um marco histórico para o trânsito e o transporte público de João Pessoa. A entrega do Binário no bairro Castelo Branco, em 19 de abril, foi apenas o início dos investimentos que virão. A obra melhorou o acesso aos bairros da Zona Norte para quem vem da UFPB, utilizando a rua Matos Cardoso, como aos bairros da Zona Sul, daqueles oriundos da Epitácio Pessoa com acesso pela avenida Presidente Castelo Branco, tudo em duas pistas com sentido único de circulação.

No dia 27 de abril, a rua Sibipiruna, em Nova Mangabeira, foi entregue à população  totalmente asfaltada e sinalizada, contando com ciclovia e faixas de pedestres. Recentemente, a rua Noel Rosa, no Alto do Mateus, também foi pavimentada pela Seinfra e, logo em seguida, no dia 10 de abril, recebeu sinalização vertical e horizontal, sendo liberada para o tráfego local, a obra representou mais agilidade e segurança ao trânsito do bairro.

Uma obra por semana – Dando continuidade ao pacote de intervenções no trânsito da capital, ainda neste primeiro semestre a Semob vai entregar à população, praticamente, uma obra por semana. No próximo dia 10 de maio está programado o início da operação de um binário no Valentina Figueiredo, o que vai melhorar o trânsito local e a acessibilidade ao bairro, principalmente para os que entram ou saem passando por Mussumago. Logo em seguida, no dia 17, o Bairro das Indústrias também receberá o seu binário, que vai abranger as ruas Da Tecnologia e Monte Sinai, no sentido rua 2 de Novembro; e as ruas Abdias Abdon Araújo e Da Prosperidade, no sentido rua Da Produção.

Outra intervenção que vai melhorar o trânsito de João Pessoa será a liberação dos acessos ao bairro Jardim Luna, a partir do dia 24 de maio. Quem vier de Miramar pela Tito Silva, poderá cruzar as avenidas Epitácio Pessoa e Ruy Carneiro, que receberá um novo cruzamento.

A partir de 14 de junho, numa outra etapa de mudanças no trânsito do Jardim Luna, várias ruas, hoje em mão-dupla, serão alteradas para mão-única, melhorando a fluidez do tráfego. Vias principais do bairro terão o sentido de circulação invertidos para se integrar às mudanças na circulação do Miramar, facilitando dessa foram a ligação do Jardim Luna e João Agripino com a UFPB, Bancários, Cidade Universitária, Pedro II e adjacências.

Encerrando a entrega de obras deste primeiro semestre, a Semob vai realizar intervenções em Tambiá e Jardim das Acácias, onde também vai ser implantado um binário formado pelas ruas Boto de Menezes e Vicente Jardim. Esse binário desencadeará diversas inversões de sentido de tráfego nas vias que dão acesso ao Centro da cidade por corredores como a Epitácio Pessoa e a Beira Rio. Essas inversões serão programadas para implantação no segundo semestre deste ano.