Em Mangabeira: Defesa Civil reloca família para Centro de Cidadania

Por - em 17

Nesta quarta-feira (9), após as fortes chuvas ocorridas no início da manhã, a Coordenadoria de Defesa Civil registrou a ocorrência de uma casa que desabou no bairro de Mangabeira. O acidente aconteceu por conta de árvore que caiu sobre a residência e parte da construção ruiu, mas ninguém ficou ferido. A família foi relocada para o Centro de Cidadania daquele bairro.

Manoel Duré, coordenador da Defesa Civil, informou que duas famílias vizinhas à casa também terão que deixar suas moradias. “Iremos averiguar se essas residências não correm o risco de desabar e para isso é necessário que essas pessoas sejam retiradas e levadas ao Centro de Cidadania, garantindo assim sua integridade física”, explicou.

A Defesa Civil Municipal fez ao longo do dia vistorias nas áreas consideradas de risco iminente na Capital. A população pode acionar a qualquer momento o órgão através do telefone 0800 285 9020.

Contingência – Desde o início de abril a Coordenadoria e outras secretarias da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), em parceria com órgãos estaduais, desenvolve o Plano de Contingência com o objetivo de realizar ações preventivas nas áreas de risco de João Pessoa, preparando as comunidades para o período chuvoso.

No Plano estão estabelecidas ações de desobstrução de galerias e esgotos, limpeza de topo e sopé de barreiras e de rios, recolhimento de lixos e entulhos e ainda ações educativas, com a distribuição de panfletos através de agentes ambientais, orientando a população a acondicionar o lixo em sacos plásticos. Além desse trabalho preventivo, este ano as barreiras vêm sendo cobertas com lona para evitar deslizamentos.