Em setembro: Defesa Civil inicia vistoria nos casarões do Centro Histórico

Por - em 32

A Defesa Civil de João Pessoa inicia no mês de setembro uma série de vistoria aos 19 prédios localizados no Centro Histórico da cidade que apresentam risco de desabamento. Os imóveis foram identificados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), ano passado. Agora, o órgão está tentando localizar os proprietários para que eles tomem providências sobre as condições estruturais dos prédios.

O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Manuel Duré, afirmou que com esse trabalho serão evitados desabamentos que poderiam colocar em risco a vida de transeuntes, principalmente porque muitos dos imóveis estão situados em ruas movimentadas do Centro e do Varadouro.

Manoel Duré contou que, para tentar solucionar o problema, o Iphaep e o Ministério Público estão tentando localizar os proprietários dos imóveis, para que, a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), essas pessoas possam tomar providências para recuperar ou demolir esses imóveis.

Ele lembrou que no ano passado a mesma ação foi realizada, quando 19 prédios foram vistoriados e quatro interditados. Esse ano a Defesa Civil já interditou um imóvel localizado na rua da Areia, por apresentar riscos de desabamento.

O levantamento apresentado pelo Iphaep à Defesa Civil, no ano passado, apontou que dos 87 imóveis listados pelo órgão, nove se encontram em situação regular, dez em estado ruim e 18 em condições péssimas. Também foi constatado que 45 deles estão em ruínas, três fechados, um abandonado, 34 lacrados pelos donos, 50 necessitam de escoramento das alvenarias, um requer reconstrução de cobertas e empenas, além de outra edificação cujas medidas não foram mencionadas no documento.