Em um mês, Semob-JP realiza 35 ações educativas em toda a cidade para reduzir acidentes e preservar vidas

Por Jomar Brandão - em 345

Com o objetivo de garantir mobilidade urbana com segurança para condutores de veículos e pedestres, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) desenvolve constantemente ações educativas em toda a cidade por meio da Divisão de Educação (Died) da autarquia, abrangendo desde crianças em idade escolar até adultos de todas as faixas etárias. No mês de agosto deste ano, foram realizadas 35 atividades pela Died.

As ações educativas são realizadas em locais diversos, sendo mais comuns nos corredores principais e avenidas com maior fluxo de tráfego dos bairros, em que os motoristas e pedestres são abordados pelos agentes educativos e recebem orientações de segurança no trânsito e material educativo. Ações educativas externas, conjuntas com outros órgãos de trânsito e afins, também são frequentes e valorizam a ação.

Faixas de pedestres – Para garantir a segurança do pedestre, parte mais vulnerável nas relações do trânsito, a Semob-JP investe em campanhas educativas principalmente nas faixas de pedestres, em locais onde são registrados maior índice de atropelamentos, fazendo as pessoas compreenderem a importância de atravessar na faixa e preservar vidas.

Escolas – As escolas também recebem a visita dos agentes educadores da Semob-JP. Quando as ações são em escolas de ensino infantil, é montada uma estrutura toda especial para as crianças com teatro de bonecos, simulação de travessia na faixa e pintura de face, além de outras atividades, numa forma lúdica para atrair a atenção das crianças e melhorar o aprendizado da importância do respeito às leis de trânsito, tornando-as agentes multiplicadores, bem como futuros adultos com consciência cidadã.

Empresas e instituições – Quando convidada, a Semob-JP envia os agentes da Divisão de Educação para realizar ações e proferir palestras para os funcionários de empresas públicas e privadas e instituições de vários setores da sociedade, sempre com o tema segurança no trânsito e numa abordagem diferenciada dependendo do público alvo.

A chefe da Divisão de Educação da Semob-JP, Gilmara Branquinho, destacou a importância dessas ações. “As atividades têm uma grande relevância para a mudança de comportamento da população, tornando as pessoas motoristas e pedestres com atitudes seguras, possibilitando, mesmo que a longo prazo, uma cultura de respeito às leis de trânsito e à vida”, disse.

Contato – Para solicitar uma visita dos agentes educadores da Semob-JP na sua escola, empresa ou instituição, basta ligar para a Divisão de Educação através do número: 3218-9304.