Embaixador da Eslovênia doa livros para Biblioteca Municipal

Por - em 28

O vice-ministro da Cultura e embaixador da Eslovênia na República Tcheca, Damjan Prelovesek, esteve em João Pessoa para doar livros que contam a história do seu país ao acervo da Biblioteca Municipal. A visita foi motivada pelo contato do prefeito da Capital, Ricardo Coutinho, com representantes da Eslovênia, solicitando doações de livros à Biblioteca Municipal, que deverá ser inaugurada no final de março. Os livros trazidos pessoalmente pelo embaixador irão compor o setor de literatura mundial na nova biblioteca.

Segundo o bibliotecário Marcus Paulo, a biblioteca terá uma seção com exemplares de vários países para que o leitor, usuário desse novo espaço, possa conhecer a cultura de outros países. “Nós já temos cerca de 500 livros doados por vários países, a exemplo da Coréia do Sul, Itália, França, Noruega, Indonésia, Israel, Tailândia e agora da República Tcheca. Esses livros são publicados no país de origem em língua portuguesa. As temáticas são variadas, como literatura, história, geografia, culinária, entre outros”, destacou.

Embaixador – Damjan Prelovesek é escritor, fotógrafo, professor de arquitetura e também autor da exposição 100 anos de Oscar Niemeyer, que foi exibida em seu país no ano passado. Segundo sua assessoria, uma nova exposição mais ampla da obra do arquiteto brasileiro está sendo preparada, onde o embaixador pretende incluir fotos da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte tiradas durante a visita. Damjan Prelovesek também está produzindo um livro que mostra as belezas naturais do Brasil. Segundo ele, o livro será divulgado na Europa, para atrair o turista para nosso país.

Durante a visita, o embaixador conheceu o Centro Histórico, o pôr-do-sol do Jacaré, o Mercado de Artesanato, a Casa do Artista Popular, Picãozinho e o Forró do Turista. Damjan Prelovesek ficou encantado com a obra de Niemeyer na capital, as praias e as falésias.

Estrutura – Cerca de 20 mil livros, de todas as áreas de conhecimento, serão disponibilizados à população na nova Biblioteca Municipal. O usuário cadastrado poderá usufruir de todo o espaço gratuitamente, bem como pegar livros emprestados. A nova biblioteca irá funcionar no prédio do Conventinho, na Praça Antenor Navarro, no Centro.

Sua estrutura contará com ilha digital, sala de braile e libras, sala infantil, salas de periódicos (jornais e revistas) e multimeios (áudio e vídeo). A sala de multimeios terá três computadores e um telão, onde o usuário terá acesso a documentários, reportagens, curtas e festivais, a maioria relacionada à cultura paraibana.