Emlur adquire maquina para agilizar limpeza na Capital

Por - em 36

Para tornar ainda mais rápido e ampliar o trabalho de roço que é realizado em diversos pontos de João Pessoa, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) passará a operar com uma roçadeira hidráulica. Com o equipamento, será possível reduzir o trabalho que se fazia em um mês para apenas uma semana. Os primeiros testes com a roçadeira, que é acoplada a um trator, estão sendo realizados no loteamento Verdes Mares. Deverão ser atendidos pelo novo equipamento nos próximos dias as seguintes localidades: Bessa, Tancredo Neves, Via Oeste e a Hilton Souto Maior.

O novo equipamento será utilizado para serviços, principalmente em trechos extensos, a exemplo dos grandes corredores da Capital e ainda servirá para trabalhos em terrenos, entre outras áreas. Com a máquina ainda é possível fazer o roço em áreas altas, uma vez, que o braço da roçadeira hidráulica (lança articulada) pode alcançar uma altura de quatro metros.

O diretor de Operações da Emlur, Orlando Soares, informou que o trabalho da máquina é equivalente a produtividade de 68 homens trabalhando. “Isso não significa dizer que o equipamento vai reduzir postos de trabalho. Precisaremos de equipes para recolher a vegetação que é cortada e, além disso, são necessários fazer alguns retoques nos lugares onde a máquina não alcança”, explicou.

Com as chuvas, segundo destacou Orlando Soares, a vegetação cresce muito rápido. “Para se ter uma idéia quando terminávamos o trabalho com a roçadeira mecanizada já estava em tempo de reiniciar o trabalho, devido a velocidade em que a vegetação cresce. Com a roçadeira hidráulica acompanharemos sem muito esforço esse crescimento da vegetação e termos condições de manter os bairros e corredores livre desse excesso de vegetação”, acrescentou.

A superintendente da Autarquia de limpeza, Laura Farias Gualberto, contou que o equipamento permitirá que novas áreas da cidade passem a ser atendidas pelo serviço de roço, além de reduzir o tempo do trabalho que já era realizado. “Essa roçadeira veio para agilizar e otimizar ainda mais o trabalho que realizamos em João Pessoa. Ao realizarmos a licitação para a limpeza urbana na Capital, fizemos questão de colocar esse tipo de equipamento, para manter a cidade de João Pessoa cada vez mais limpa e mais bem cuidada”, comentou.