‘Emlur Amiga da Paz’ forma nova turma de mediação de conflitos

Por - em 31

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizará nesta sexta-feira (23) mais uma etapa do projeto ‘Emlur Amiga da Paz’, com curso de capacitação em prevenção e mediação de conflitos, além de combate às drogas nas comunidades de João Pessoa. Esta semana, o projeto será levado aos moradores da comunidade da Gauchinha, no bairro do Costa e Silva. A ação é uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Emlur, com a Polícia Militar da Paraíba (PMPB) e, desde sua criação, em maio de 2011, já habilitou mais de 500 moradores de bairros da Capital.

O curso será realizado na Associação dos Moradores Integrados da Gauchinha (Amiga), localizada na Rua Estudante Josélio Farias de Aguiar, com início previsto para as 14h. O conteúdo programático se divide em ‘Segurança Cidadã’ e ‘Mediação de Conflitos’, com o objetivo de orientar a população de que os problemas de segurança pública não são apenas de responsabilidade da polícia, mas de todos os cidadãos. A partir desta edição, também serão ministradas palestras sobre prevenção e combate às drogas.

A partir da execução do curso, são formados conselhos de segurança que englobam oficiais da Polícia Comunitária e moradores da região. Este relacionamento possibilita uma interação mais próxima entre comunidade e agentes públicos, estabelecendo um canal de comunicação. Durante o curso, moradores e lideranças comunitárias das regiões visitadas são habilitados a agir preventivamente, evitando que um pequeno desentendimento entre vizinhos venha a se tornar uma ocorrência de maiores proporções.

‘Emlur Amiga da Paz’ – O projeto é norteado pelos princípios da ação preventiva, transparência, cidadania, ação educativa e mediação de conflitos. A parceria da Emlur e PMPB com a população parte da premissa de que todos devem trabalhar para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos, como crimes, drogas, medos, desordens físicas, morais e, até mesmo, a decadência dos bairros. Essa união de esforços, segundo a Polícia Militar, possibilita que as soluções sejam cada vez mais efetivas.

Histórico – O ‘Emlur Amiga da Paz’ teve suas primeiras turmas concluídas em junho de 2011. Em sua primeira etapa, o curso era direcionado aos agentes de limpeza, servidores administrativos e lideranças comunitárias envolvidas em projetos ambientais da Autarquia. Tendo em vista a boa aceitação por parte dos alunos, o projeto foi descentralizado e expandido. Desde então, as palestras têm sido ministradas para os moradores de comunidades com um risco social elevado. O curso já foi ministrado para mais de 500 moradores de diversos bairros da Capital, entre eles: Mangabeira, Funcionários I, Padre Zé, Mandacaru, Gervázio Maia e Cristo.