Emlur consolida coleta seletiva em ONG de Cruz das Armas

Por - em 25

A Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur) consolidou a coletiva seletiva em mais uma instituição da sociedade civil organizada, nesta segunda-feira (6) na Comunidade de Apoio e Orientação à Criança e ao Adolescente (Caoca), do bairro de Cruz das Armas.

A ação faz parte do projeto ‘Coleta Seletiva – Santo de Casa Faz Milagre’, criado em abril de 2008, e que já contabiliza a implantação desse tipo de triagem em 32 instituições localizadas em bairros como Mandacaru, Alto do Mateus, Ilha do Bispo, Geisel, Funcionários e Cruz das Armas. A meta é cobrir todas 82 instituições, entre organizações não-governamentais e associações que existem na cidade.

A diretora do Departamento de Valorização e Reciclagem de Resíduos Sólidos da Emlur, Elma Maria Xavier de Castro, ressaltou que este trabalho além de aproximar a coleta seletiva das pessoas nos bairros, objetiva criar novos multiplicadores em defesa da reciclagem. “Nossa obrigação enquanto prestador de serviço público é informar à sociedade. Então, este projeto além de aumentar nossa rede de agentes multiplicadores para a coleta seletiva, busca sensibilizar as pessoas para uma mudança nas atitudes diárias em favor da qualidade de vida”, frisou.

Todo o processo, desde a elaboração do plano de gestão, destino dos resíduos que podem ser recicláveis até o funcionamento, é acompanhado pela equipe técnica da Emlur, inclusive com a distribuição de material informativo. Cabe a cada instituição que adere ao projeto a confecção ou adaptação dos coletores para receber os resíduos de forma separada.