Emlur dá início a arrastões de limpeza nos bairros da cidade

Por - em 17

Os bairros de João Pessoa começaram a receber essa semana os primeiros arrastões de limpeza do ano de 2008 promovidos pela Autarquia Especial Municipal Limpeza Urbana (Emlur). O primeiro aconteceu no Bairro dos Novais. O trabalho está sendo realizado por 120 agentes de limpeza e a expectativa é que 15 bairros sejam atendidos por mês. Além de limpar os bairros, a Emlur está levando para os moradores das áreas informações sobre educação ambiental.

Os servidores da Emlur entraram no Bairro dos Novais levando ações de varrição, roço, capinação, coleta de resíduos e pintura de meio-fio. O trabalho nessa localidade deverá ser concluído até o final dessa semana. Os próximos bairros que receberão a equipe de agentes de limpeza serão Jardim Planalto, Bairro das Indústrias e Jardim Veneza.

As comunidades que ficam localizadas dentro dos bairros atendidos pelos arrastões, conforme destacou o diretor de Operações Orlando Soares, também estão recebendo as ações de limpeza. “Estamos cuidando da localidade como um todo e também chegando nas áreas que geralmente estão localizadas em área de difícil acesso”, informou.

Além das ações de limpeza, a Autarquia promove o trabalho educativo junto aos moradores das áreas atendidas pelos arrastões. Fiscais e educadores ambientais da Emlur estão levam informações sobre a forma correta de acondicionar o lixo e dos problemas que são gerados ao se depositar resíduos em local inadequado. Os técnicos também chamam a atenção para a necessidade de se praticar os três ‘Rs’, que consistem em reduzir o consumo, reutilizar materiais e promover a reciclagem.

De acordo com a superintendente da Emlur, Laura Farias Gualberto, é fundamental realizar junto às ações de limpeza o trabalho de educação ambiental. “Nós temos a prática de realizar os arrastões de limpeza junto com as ações educativas, uma vez que não adianta limpar se a população não tiver a consciência da importância de se manter a localidade limpa e bem cuidada. Esse trabalho educativo já vem nos rendendo vários frutos e já conseguimos reverter os problemas que tínhamos com o lixo em várias comunidades”, comentou.

Segundo o diretor de Operações, os arrastões de 2008 foram iniciados agora devido ao calendário de festividades e intensificação do trabalho na região da orla, que sempre ocorre no começo do ano. “No início do ano nós intensificamos as nossas ações na região da orla, pois temos um fluxo maior de pessoas devido com a chegada dos turistas. Logo depois, começam as prévias carnavalescas em João Pessoa e em seguida o Carnaval e nós temos um calendário especial para que a cidade permaneça limpa durante essas festividades. Terminando esse período, nós damos início ao nosso calendário de arrastões que se estendem até o final do ano”, explicou.