Emlur dá prosseguimento a ações Educativas em bairros da Capital

Por - em 29

Mais três bairros estão sendo visitados pelas equipes de educação ambiental e fiscalização da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) esta semana. O objetivo é dar continuidade ao trabalho de conscientização da população da Capital sobre o acondicionamento correto do lixo. Os moradores das ruas Carlos Moura da Silva e João Felipe de Araújo, em Mangabeira V, foram os primeiros a receber as orientações da Emlur nesta quarta-feira (14). Na quinta-feira (15) a ação acontece na Vila das Pitombeiras, em Cruz das Armas; e na sexta-feira (16) será a vez da Comunidade Citex, no conjunto Ernesto Geisel.

A ação realizada no bairro de Mangabeira V foi solicitada pelos delegados do Orçamento Democrático (OD) atendendo a uma solicitação da comunidade. A atividade começou por volta da 9h nas imediações do ponto final do ônibus 301, que fica na rua Francisco Porfírio Ribeiro e se prolongou por toda a manhã. Vinte e oito funcionários, entre educadores ambientais e fiscais, foram mobilizados para o evento.

Durante a abordagem porta a porta, os educadores ambientais e fiscais conversaram com os moradores e passaram orientações sobre a maneira correta de acondicionar e descartar o lixo. Panfletos educativos também foram entregues durante a visita. Os moradores da área aprovaram a ação e ficaram bastante interessados no material distribuído contendo dicas sobre acondicionamento de lixo e horário da passagem do caminhão de coleta.

Todos os dias a dona de casa Célia Maria dos Santos junta o lixo doméstico produzido em sua residência. Ela faz o acondicionamento correto do lixo e aguarda o dia da passagem do caminhão de coleta para colocá-lo em sua porta. Essa rotina deveria ser seguida por todos os moradores de Mangabeira IV, mas nem sempre é assim reclama dona Célia Maria, que mora há 23 anos no bairro.

Segundo a moradora tem muita gente sem consciência que não espera o caminhão passar e joga o lixo nos terrenos baldios. Ela elogiou o trabalho educativo feito pela equipe da Emlur. “Deveriam fazer esse tipo de ação educativa mais vezes para conscientizar os moradores”, afirmou. Em Mangabeira IV o caminhão coletor passa as segundas, quartas e sextas à noite.

De acordo com a diretora do Departamento de Valorização e Recuperação dos Resíduos Sólidos da Emlur, Elma Xavier, antes de iniciar a ação, a equipe de educação ambiental visita o local e faz um diagnóstico sobre o tratamento dado aos resíduos sólidos pelos moradores. “A partir daí, são traçadas metas para atender as demandas dessas áreas”, explicou a diretora.

“A Emlur está permanentemente realizando ações para orientar a população sobre o acondicionamento correto do lixo, o horário da passagem do caminhão coletor nos bairros. A intenção é evitar que os moradores coloquem os sacos de lixo fora de hora nas calçadas, além de outras dicas de cuidados com o lixo”, explicou o superintendente da Emlur, Deusdete Queiroga Filho.

Avaliação – Cada comunidade costuma ser visitada de duas a três vezes por ano, para que haja uma avaliação da eficácia do trabalho realizado, através dos indicadores de desempenho. Para isso, é levada em consideração a quantidade de resíduos coletados pelo caminhão de lixo ou se há uma diminuição no lixo encontrado em terrenos. Porém, o trabalho de conscientização deve ser constante, pois muitos não mudam seus hábitos.

Alô Limpeza– A população também pode solicitar informações e serviços através do SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão – Alô Limpeza, pelo número 0800 083 2425.