Emlur define esquema de limpeza da orla e centro no final de ano

Por - em 22

Com a chegada dos festejos de fim de ano, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) preparou um esquema de limpeza para atender aos moradores e visitantes de João Pessoa. Equipes de limpeza ficarão de plantão a partir desta quinta-feira (25) até o dia 1º de janeiro ao longo da orla e em alguns pontos da cidade, proporcionando maior comodidade a todos. Além disso, uma operação especial será realizada na virada do ano. Estão envolvidos na operação 160 agentes de limpeza.

Durante o projeto ‘Música do Mundo’, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), entre os dias 25 e 30, no Busto de Tamandaré, divisa entre Tambaú e Cabo Branco, e no Ponto de Cem Réis, no Centro, haverá equipes de plantão para atender a demanda. Serão 30 agentes de limpeza que ficarão no local antes, durante e depois do evento, mantendo a cidade limpa e organizada.

Passagem do ano – Na virada do ano, a Autarquia vai disponibilizar equipes que atuarão na limpeza de toda orla do município, desde a praia do Sol até a do Bessa, na divisa com Cabedelo. Uma equipe composta por 35 agentes de limpeza ficará na altura do Busto de Tamandaré até a meia-noite do dia 31 de dezembro. Segundo o diretor do Departamento de Remoção de Resíduos Sólidos, Varrição e Coleta (Devac) da Emlur, Noé Estrela, os agentes ficarão de plantão até esse horário por causa do grande fluxo de pessoas na área. “Com a grande concentração de pessoas na praia é impossível o tráfego das equipes da Emlur na área após esse horário”, explicou.

Desta forma, a limpeza só deverá ser iniciada no dia 1º de janeiro, a partir das 6h. Para essa operação, uma equipe formada por 160 agentes de limpeza fará um grande arrastão na praia, quando será executada a varredura da praia com uma máquina que faz a filtragem da areia, retirando lixo e materiais cortantes como vidro e alumínio.

A varredura da areia também será realizada durante as apresentações do projeto ‘Música do Mundo’. Noé Estrela orienta a população para que evite jogar lixo na areia da praia, depositando esse material nos contentores e papeleiras disponíveis no local. “É importante que as pessoas não joguem vidros e outros materiais cortantes na área, evitando acidentes”, afirmou.

Ele pediu ainda que os participantes da festa usem as papeleiras espalhadas pela orla e praia para depositar os resíduos. Não existe desculpa para jogar lixo no chão. Nós temos coletores e contentores espalhados em toda aquela área, comentou o diretor.

Higienização – A Emlur também fará a higienização do calçadão da praia nas primeiras horas do dia com a utilização de um carro-pipa e uma ação de varredura, na qual serão usados vários carros de coleta de resíduos. Para o diretor do Devac, a operação de limpeza promove uma maior comodidade aos moradores e turistas que visitam a cidade nessa época. “É importante destacar a ação e a rapidez com que a operação de limpeza será executada, já que logo nas primeiras horas do dia o usuário poderá ver um dos cartões postais da cidade limpo o pronto para ser desfrutado”, disse.

O superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, disse que a Autarquia tem o cuidado permanente com a cidade, mas nessa época do ano intensifica as ações, uma vez que o fluxo de pessoas em nossa Capital aumenta consideravelmente. No ano passado foram removidas 82 toneladas de lixo na passagem do ano na orla.