Emlur desenvolve operação de limpeza para Festa das Neves

Por - em 60

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) divulgou a operação de limpeza que será realizada na região do centro de João Pessoa durante as comemorações do aniversário de 425 anos da cidade e da Festa de Nossa Senhora das Neves, que acontecem a partir desta sexta-feira (30) até 5 de agosto. Duas equipes irão atuar em regime diferenciado para manter o Centro da cidade limpo e organizado durante os festejos.

No período de festa, a Emlur vai intensificar a higienização da Praça Vidal de Negreiros (Ponto de Cem Réis), onde serão realizados os shows e apresentações musicais. A lavagem da área será feita todos os dias às 7h, contando com um caminhão-pipa e produtos desinfetantes.

O objetivo a Emlur com esse plano de ação é que o Centro da cidade esteja limpo durante o dia para evitar transtornos aos comerciantes e à população. Estão envolvidos na operação 125 agentes de limpeza. Neste final de semana, haverá reforço com mais 35 homens.

À noite, a limpeza das vias começa às 19h, com 110 agentes de limpeza divididos em oito grupos, cada um com um monitor encarregado, trabalhando em toda área do Centro, Varadouro e Terminal de Integração. A equipe terá o apoio de dois caminhões compactadores e um caminhão fixo.

Já pela manhã, 15 agentes de limpeza divididos em três grupos, começam o serviço por volta das 5h30, recolhendo para o caminhão de repasse os resíduos coletados e ensacados à noite, que serão transportados até o Aterro Sanitário Metropolitano, em Mussuré, Distrito Industrial. A partir das 7h, esse mesmo grupo inicia a varrição das vias com vassouras, pás, carros de mão e burricas (coletores com rodas).

Varrição – O itinerário das equipes de varrição tem início na área da Avenida D. Pedro I com a Avenida Odon Bezerra e termina na Praça João Pessoa. Os agentes de limpeza vão passar pelas principais ruas e avenidas da região que irão concentrar um maior fluxo de pessoas: Avenida General Osório até o Pavilhão do Chá, Praça Nossa Senhora das Neves, Visconde de Pelotas, Praça Dom Adauto, Duque de Caxias, Barão do Abiaí, Conselheiro Henriques, Ponto de Cem Réis, Praça 1817 e Beco da Faculdade de Direito.

Papeleiras – Para diminuir o lixo jogado no chão, a Emlur também instalou 50 novas papeleiras na área central da cidade, cada uma com 50 litros de capacidade, dispostas em pontos estratégicos. Esses equipamentos recebem pequenas quantidades de resíduos sólidos como papéis e plásticos.