Emlur destaca coleta seletiva durante palestras em escola

Por - em 27

Despertar a consciência ecológica. Esse foi o principal objetivo da atividade que a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizou nesta quarta-feira (5), na Escola Municipal Zumira Novais, no bairro de Cruz das Armas. Durante duas palestras, os alunos da instituição de ensino receberam informações sobre preservação do meio ambiente, com destaque para a coleta seletiva de lixo. A meta da Emlur é percorrer todas as escolas da rede municipal e fazer a implantação dessa forma de separação de resíduos, através do projeto ‘Santo de Casa faz Milagre’.

Foram ministradas nesta quarta-feira duas palestras na instituição de ensino, sendo uma realizada pela manhã e outra no turno da tarde. As atividades contaram com a participação de cerca de 900 alunos. Os educadores ambientais da Emlur começaram a apresentação alertando para os problemas que podem ser causados pelo lixo produzido diariamente em João Pessoa. Falaram dos efeitos no meio ambiente, principalmente quando os resíduos são jogados em locais inadequados, e da dificuldade de manter a cidade limpa.

Além de abordar os problemas, os técnicos apontaram soluções. De acordo com os educadores, para preservar o meio ambiente as pessoas precisam reduzir o consumo, ou seja, só usar e comprar o que for necessário; reutilizar os materiais, dando novo uso a uma peça que já foi utilizada; e promover a separação dos resíduos para que seja feita a reciclagem.

A diretora da Escola, Tereza Lúcia, destacou a importância desse tipo de palestra para os alunos. “Serve para que os jovens tenham consciência do que pode ser feito para que o meio ambiente não seja destruído”, comentou. Ela disse ainda que o tema reciclagem já foi trabalhado na escola anteriormente.

O aluno da 4ª série, Alex Pereira, de 11 anos, contou que já tinha conhecimento sobre a reciclagem, mas revelou estar surpreso com a quantidade de “coisas novas que podem ser feitas com o lixo”. Ele disse que gostou muito da palestra e informou que agora vai “querer saber ainda mais sobre o assunto”.