Emlur divulga ações na Feira Brasil Mostra Brasil

Por - em 38

A Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur) vai participar da 16º Multifeira Brasil Mostra Brasil, que começa nesta sexta-feira (9), e termina no dia 18, no Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro dos Expedicionários, em João Pessoa. A Autarquia sempre monta estande no evento para mostrar à população o trabalho que desenvolve na limpeza urbana e na educação ambiental no município.

Além das peças confeccionadas com material potencialmente reaproveitado como papel, vidro, metal e plástico, a Emlur quer surpreender o visitante apresentando também equipamentos utilizados no cotidiano dos agentes de limpeza como coletores convencionais e as vassouras produzidas a partir de garrafas pet pela Fábrica de Vassoura Ecológica, inaugurada em junho pela empresa. Essas vassouras ecológicas estão substituindo as vassourões de piaçava, o que já vem trazendo significativa economia para o órgão, e tirando das ruas, rios, terrenos baldios e praias as garrafas plásticas que podem levar mais de 100 anos para se decompor na natureza.

Durante os dez dias de feira, três funcionários, sendo dois educadores ambientais, estarão no estande para receber os visitantes e mostrar o material em exposição. Eles vão orientar quanto ao acondicionamento correto do lixo, informar sobre o horário da passagem dos carros de coleta domiciliar nos bairros e explicar como a população pode ajudar para manter a cidade mais limpa e organizada, preservar o meio ambiente melhorando, com isso, a qualidade de vida dos habitantes da Capital.

“Neste evento, que sempre atrai um grande público, queremos mostrar aos visitantes os serviços de competência da Emlur na limpeza da cidade e nos cuidados com o meio ambiente”, disse Elma Xavier, diretora do Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos, que cuida da educação ambiental. 

Exposição – O visitante que entrar no estande da Emlur vai receber o sabão ecológico preparado na própria Autarquia com o óleo recolhido de barraqueiros e restaurantes da cidade. Eles também poderão conferir as peças decorativas como mesas, cadeiras, estatuetas, abajur, quadros, flores, bijuterias feitas a partir de material que teria como destino o lixo. Os objetos expostos são de material reciclável e foram confeccionados pelos artistas plásticos e artesãos da Oficina de Artes da Autarquia. O objetivo da exposição é chamar a atenção da população para a necessidade de promover a reciclagem e a reutilização de materiais que geralmente são jogados no lixo.

No local serão distribuídos panfletos educativos para sensibilizar a população quanto à sua responsabilidade de também colaborar com a limpeza da cidade, além de sacolas de praia e de câmbio de Tecido Não Tecido (TNT) para serem utilizadas quando pelo banhista e dentro do veículo, evitando que os resíduos sejam jogados na praia ou lançados fora dos carros.

Apresentação – No estande será montada uma uma exposição de fotografias produzida pela Assessoria de Comunicação, mostrando o trabalho de limpeza da cidade, ações de educação ambiental e fiscalização, além das atividades comemorativas e de valorização dos servidores desenvolvidas pela Autarquia. Com isso, o público vai conhecer um pouco mais sobre a arte feita através do lixo, pelas mãos habilidosas dos artesões da Oficina de Artes; a produção do sabão ecológico, feito de óleo de cozinha usado; palestras educativas; e ações de limpeza realizadas nas mais diversas localidades da cidade, inclusive em pontos turísticos.

O superintendente da Emlur, Deusdete Queiroga Filho, falou da importância de mostrar os serviços realizados pela Autarquia em um evento de grande porte como é a Multifeira Brasil Mostra Brasil. “Este ano vamos focar o nosso trabalho na sensibilização dos visitantes para mostrar a responsabilidade que cada um tem em colaborar com a limpeza e organização da cidade”, disse.
 
SERVIÇO
16ª BRASIL MOSTRA BRASIL
Data: 09 a 18 de julho
Local: Espaço Cultural José Lins do Rego
Hora: das 16h às 23h, exceto abertura às 17h