Emlur é o 1º órgão municipal na PB a aderir ao Gespública

Por - em 48

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) é o primeiro órgão municipal na Paraíba a aderir ao Programa Nacional de Gestão Pública (Gespública). Liderado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, esse programa é desenvolvido para melhorar a qualidade da gestão de instituições públicas, promover a desburocratização e otimizar o atendimento à população. No período de 24 a 26 deste mês, a Emlur abre suas portas e terá todas as suas práticas administrativas analisadas.

Para integrar o Gespública, a Emlur passará pelo ‘Sistema de Avaliação e Melhoria da Gestão Pública’, que é um conjunto integrado de ações realizadas de modo contínuo, iniciado a partir da adesão da entidade e que se mantém por ciclos de avaliação e melhoria. Atualmente, 15 órgãos integram o programa na Paraíba, mas a Emlur será o primeiro entre os municipais.

Neste primeiro momento, a Emlur está passando por uma auto-avaliação da gestão, onde representantes do programa Gespública e servidores da Autarquia fazem uma análise do tipo de serviço que a Autarquia vem prestando aos cidadãos. Em seguida, é elaborado o ‘planejamento para a melhoria da gestão’, um instrumento de melhorias, onde são estabelecidas metas e o que se dever ser feito para atendê-las.

Melhoria – O próximo passo é a implementação dessas melhorias. O Gespública ainda verifica se o plano está sendo posto em prática e os prazos vêm sendo cumpridos. Encerrado esse ciclo, é realizada uma nova avaliação e todo o processo se repete, para que ao final se tenha uma melhoria continuada do serviço público.

Para a superintendente da Emlur, Laura Farias Gualberto, fazer parte do Gespública representa o interesse que a Autarquia tem em prestar cada vez mais um trabalho eficiente e de qualidade para a população. “A adesão ao programa só vem atestar um desejo que não é apenas da Emlur, mas de toda a gestão municipal de implementar medidas integradas assegurando maior eficiência, eficácia e efetividade da ação governamental”, destacou.

Já o diretor administrativo do órgão, Coriolano Coutinho, entende que a adesão também mostra transparência do trabalho desenvolvido pela Emlur. “Não temos medo de abrir nossas portas para técnicos de outras entidades (estaduais e federais) e passar por avaliações periódicas. Sabemos do nosso compromisso com o povo e com o bem público”, comentou.

Municipalização
– O coordenador estadual do Gespública na Paraíba, Hermes Ferreira Barbosa, destacou que o modelo do programa tem aprovação no âmbito internacional e para o núcleo que dirige “é uma grande satisfação ter a adesão do primeiro órgão municipal ao programa. Nós estamos priorizando a municipalização do programa. Para nós é uma satisfação receber a adesão de uma Prefeitura de referência como é a de João Pessoa”, acrescentou. De acordo com ele, ao participar do programa o órgão passa a aderir um modelo de gestão voltada para a melhoria do atendimento ao cidadão.

O GesPública, que tem como slogan ‘uma gestão pública a serviço de todos os brasileiros’, foi instituído pelo Decreto 5.378, de 23 de fevereiro de 2005. A idéia central é contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e o aumento da competitividade do País. Ele nasceu de uma fusão entre o Programa da Qualidade no Serviço Público (PQSP) e o Programa Nacional de Desburocratização.