Emlur e Seinfra preparam os locais para o São João de JP

Por - em 15

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) preparou um esquema de varrição e coleta para ‘São João de João Pessoa – O Melhor da Gente’ de 2010, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) a partir desta sexta-feira (11) até o 29 de junho, no Ponto de Cem Réis e Praça Dom Adauto. Já a Secretaria Municipal de Infra-Estrutura (Seinfra), como ocorre todos os anos, realiza serviços de manutenção nos locais onde será realizada a festa.

Desde a semana passada, uma equipe de Emlur, composta por 20 agentes de limpeza, vem preparando o centro da cidade realizando uma operação de limpeza. Eles fazem serviços de capinação, varrição, coleta e pintura do meio fio no Centro Histórico e nas vias públicas que dão acesso ao local da festa. A operação limpeza também envolve a lavagem das Praças Vidal de Negreiro (Ponto de Cem Réis) e a Praça Dom Adauto, onde serão realizados os shows.

Para os dias de festa, o esquema de limpeza envolverá o contingente de 60 agentes de limpeza, além de supervisores, que começam o serviço nas primeiras horas da manhã para deixar o centro da cidade limpo. Para o diretor do Departamento de Remoção de Resíduos Sólidos/Varrição e Coleta (Devac), Noé Estrela, o número de agentes é suficiente para manter a área limpa e organizada antes e após os eventos.

Segundo Noé Estrela uma forma da população ajudar no trabalho desenvolvido pela Emlur é evitar jogar o lixo nas vias públicas durante os festejos, depositando o material em papeleiras e coletores espalhados nos locais de evento. A Emlur está repondo papeleira nas vias de acesso à festa para uso do público. Outra recomendação é de que as pessoas utilizem sacolas para acondicionar o material descartável, evitando espalhar o lixo na rua e facilitando a coleta.

O superintendente da Emlur, Deusdete Queiroga Filho, garantiu que está tudo pronto para os festejos juninos. Nós estamos realizando o trabalho de limpeza antes e vamos fazê-lo depois de cada evento como forma de manter a cidade limpa e proporcionar bem-estar da população, disse.

Infraestrutura – As equipes da Seinfra estão realizando intervenções nas instalações elétricas, fazendo colocação de refletores, recuperação do pavimento e limpeza de galerias nos locais onde será realizado o ‘São João de João Pessoa – O Melhor da Gente’.

De acordo com a Divisão de Iluminação Pública da Secretaria (Dilup), foram feitos serviços de manutenção no Ponto Cem Réis, Praça do Bispo, na 1.817, Visconde de Pelotas, Duque de Caxias, Arthur Aquiles e Pedro I. Nessas vias e praças também foram instalados, em pontos estratégicos, cerca de 20 refletores para reforçar a iluminação pública durante o período dos festejos juninos.

Na semana passada, equipes de manutenção realizaram serviços de recuperação de pavimento e limpeza de galerias. O serviço foi realizado a noite devido ao grande fluxo de pessoas no centro da cidade durante o dia.