Requerimento de autorização exclusiva para desfile de Blocos de Carnaval

Emlur e STTrans elaboram esquema para o 7 de Setembro

Por - em 58

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) e a Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) elaboraram esquemas especiais de trânsito e de limpeza para o desfile de 7 de Setembro no Centro da cidade. A STTrasn fará bloqueios na área da Praça da Independência, Parque Solon de Lucena, Beira Rio e Mercado Central. Para os desfiles que acontecem nos bairros durante todo este mês, a STTrans também vai intervir a fim de facilitar o fluxo de motoristas e pedestres no entorno dos eventos, buscando garantir a segurança e comodidade da população.

No Centro da cidade, onde se realiza o maior desfile pelo Dia da Independência, os bloqueios da STTrans iniciam a partir das 5h, no trecho que compreende a Praça da Independência, DER (na Beira Rio), Mercado Central e Parque Solon de Lucena. Ao todo, a STTrans mobilizará 115 servidores no local do evento, entre eles, 72 agentes de Trânsito e 35 fiscais de Transportes, além da equipe de apoio. Eles vão disciplinar o trânsito e orientar os usuários de transportes coletivos, garantindo mobilidade urbana e segurança à população.

Tendo em vista que o desfile se inicia às 8h, na Avenida Getúlio Vargas, passando pela Avenida Duarte da Silveira e Avenida José Américo, alguns pontos destas vias serão interditados também às 5h. Ruas que fazem cruzamento e outras que ficam paralelas às avenidas principais ou próximas, como a Rua Francisca Moura, Rua Camilo de Holanda, Rua Princesa Isabel e Rua Bento da Gama, serão interditadas a partir das 6h. A previsão é que a liberação seja iniciada a partir das 10h30, gradativamente, conforme forem passando as últimas escolas que estiverem desfilando.

Limpeza – Já a Emlur intensificará os serviços no Centro da cidade a partir das 5h da terça-feira (7). Ao todo, 210 agentes de limpeza estarão envolvidos nessa operação de limpeza ao longo do dia. Logo cedo, 80 profissionais atuarão na varrição e remoção de resíduos das ruas por onde passarão os desfiles. O trabalho será concentrado nas avenidas no Parque Solon de Lucena (Lagoa), Getúlio Vargas, Maximiano Figueiredo, Duarte da Silva e ruas adjacentes.

Por volta das 11h30, após o encerramento do evento, 130 homens começarão o trabalho para limpar as ruas. Serão utilizados dois caminhões compactadores para auxiliar nesse serviço. De acordo com o diretor de Remoção de Resíduos Sólidos, Varrição e Coleta da Emlur, Noé Estrela, a previsão é de que esse serviço termine às 14h. Coletores de lixo estarão dispostos ao longo do percurso dos desfiles para que o público colabore depositando o lixo no lugar correto.

Nos bairros – Alguns desfiles de bairro ocorrerão pela manhã e outros no turno da tarde, podendo se estender até o início da noite. Em alguns casos, a STTrans disponibilizará agentes e fiscais, no percurso dos eventos, pelo menos duas horas antes do início. De acordo com o chefe da Divisão de Operação de Trânsito, Klebson França, devido ao grande fluxo de pedestres que prestigiam os eventos, os condutores devem evitar se dirigir com seus veículos para os locais onde ocorrerão os desfiles, mesmo aqueles que levarão algum participante para desfilar.

Ele alerta que, com os bloqueios realizados nas vias, não será permitido o acesso de veículos. A medida foi pensada para garantir a segurança dos pedestres e, por isso, o ideal é que as pessoas utilizem o transporte público coletivo ou mesmo táxi.

Principais desfiles cívicos com seus locais e horários de concentração:

03-09 – Mandacarú. Início às 8h
Rua Dom Manoel Paiva

04-09 – Centro/ Lagoa. Início 8h
No anel interno

05-09 – Mangabeira. Início às 8h
Avenida Josefa Taveira (próximo ao antigo posto Texaco)

06-09 – Grotão/ Funcionários II. Início às 8h
Na frente da Escola Moema Tinoco e próximo a Farmácia Michelle.

10-09 – Cidade dos Funcionários I. Início às 14h
Rua Mario Furtado (próximo ao IPEP)

11-09 – Mangabeira VII. Início às 14h
Próximo ao Terminal de ônibus e Ginásio Hermes Taurino

12-09 – Valentina de Figueiredo. Início às 8h, e outro às 14h
Rua Mariangela Peixoto

16-09 – Ilha do Bispo. Início às 14h
Próximo a linha do trem

17-09 – João Paulo II. Início às 14h
Rua Francisco Gomes de Oliveira