Emlur expõe peças feitas com material reciclável na Brasil Mostra Brasil

Por - em 73

As peças produzidas pela Oficina de Artes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) estarão expostas, a partir desta sexta-feira (6), em um estande montado na Multifeira Brasil Mostra Brasil, que acontece no Espaço Cultural José Lins do Rego até o dia 15 de julho. A participação da Emlur é resultado de uma parceria com a organização do evento e tem como objetivo mostrar à população o trabalho desenvolvido durante o ano na limpeza urbana, educação ambiental e demais projetos da autarquia.

Em um espaço de 24m², os artesãos da Emlur vão apresentar parte do acervo produzido a partir de materiais reciclados e reutilizados. Além dos artistas da Oficina de Arte, servidores do quadro administrativo da Autarquia também estarão no local conversando com a população. Eles vão orientar quanto ao acondicionamento correto do lixo, informar sobre o horário da passagem dos carros de coleta domiciliar nos bairros e sobre os demais serviços oferecidos pelo órgão.

Educação Ambiental – Todos os dias, educadores ambientais estarão conversando com os visitantes da feira e mostrando o papel de cada cidadão na manutenção da limpeza da cidade. A mascote da Emlur, Limpinho da Silva, também estará circulando pelos corredores do Espaço Cultural para ajudar no trabalho de conscientização dos moradores da Capital que estiverem no local.

A diretora do Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos (Devar), Carol Estrela, ressaltou a necessidade de se aproveitar o momento proporcionado pela parceria para repassar mensagens e conceitos trabalhados pela equipe de educadores. “Temos a oportunidade de atingir, em um único local, pessoas de diversas áreas da cidade e realizar, nestes dez dias, uma ação equivalente ao trabalho de alguns meses de visita porta a porta”, disse.

“Catadores de Arte” – Os grupos de percussão e teatro da Emlur vão usar o espaço da feira para levar mensagens educativas para as pessoas que estiverem no local. Durante a semana, o grupo de teatro Agentes da Alegria vai circular pelo espaço apresentando esquetes sobre a importância da destinação correta dos resíduos. No dia 12, o Baticumlata mostra, no palco, os sons que consegue produzir utilizando apenas objetos encontrados no lixo.

Parceria – Eventos deste porte precisam de um plano especial de coleta, devido à grande quantidade de resíduos produzida por dia. A partir desta necessidade, foi firmada uma parceria com a organização da Multifeira Brasil Mostra Brasil, que cede um espaço todos os anos para que a Emlur possa mostrar as suas ações e projetos à comunidade.

Serviço

Estande da Emlur na XVIII Multifeira Brasil Mostra Brasil

Horário: das 16h às 23h, durante todo o evento

Local: Espaço Cultural José Lins do Rego, Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho.