Emlur faz festa neste domingo em homenagem a agentes de limpeza

Por - em 18

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana preparou uma grande festa em homenagem ao dia do Agente de Limpeza, comemorado no dia 16 de maio. O evento será realizado neste domingo (23) na área de lazer do Centro Administrativo Municipal (CAM), das 8h às 16h. A organização do evento espera que aproximadamente mil pessoas participem da atividade, entre agentes de limpeza e familiares.

A confraternização será um dia de lazer e divertimento para esses profissionais da limpeza urbana. Uma programação especial foi montada para animar o festejo, que já é tradicional. Apresentação musical com a banda Bregabum, campeonato de futebol, muitas brincadeiras e um almoço especial estão entre as atrações. Também será realizado um concurso de novos talentos dentro do projeto ‘Catadores de Artes’, no qual os participantes poderão mostrar as habilidades como instrumentistas, cantores, artistas plásticos e cênicos.

A festa do domingo fechará as atividades programadas pela Emlur em homenagem aos agentes de limpeza, que começaram no dia 12 de maio com uma ação educativa no Parque Solon de Lucena (Lagoa) e no dia 14 com a promoção de ações de valorização desse profissional, que contribui para conferir a João Pessoa o título de uma das cidades mais limpas do Nordeste. Para chegar ao CAM, os agentes de limpeza terão transporte gratuito, que passarão pelos pontos de apoio e pelas principais ruas dos bairros da Capital.

O superintendente da Emlur, Deusdete Queiroga Filho, destacou a importância do trabalho dos agentes de limpeza para o funcionamento da cidade. “Dentre outros projetos desenvolvidos pela Autarquia, a festa do agente de limpeza é uma forma de promover a inclusão social e a valorização de uma categoria que ainda sofre preconceito social por causa de seu trabalho”, afirmou.

Dia do Agente de Limpeza – O ‘Dia do Gari’ é comemorado em todo o Brasil no dia 16 de maio. Em algumas cidades esses profissionais passaram a ser chamados de agentes de limpeza, como acontece em João Pessoa há cerca de dez anos. O nome gari é uma homenagem ao francês Aleixo Gary, que se destacou na história da limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Em Portugal, os garis eram conhecidos como Almeida, em homenagem a um cidadão com Almeida no nome, que foi diretor-geral da limpeza urbana da capital portuguesa.