Emlur faz lavagem no calçadão da orla marítima neste sábado

Por - em 23

Os passantes e frequentadores da orla de João Pessoa devem tomar cuidado dobrado na manhã deste sábado (31). A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) vai realizar, das 5h às 11h, a lavagem do calçadão da praia, no trecho entre o Busto de Tamandaré, em Tambaú, até a Fundação José Américo, no final de Cabo Branco. Cerca de 18 agentes de limpeza participarão da operação, que contará com a utilização de produtos químicos para higienização e o apoio de um carro-pipa.

O objetivo da ação é o de proporcionar maior limpeza na área e prepará-la para a chegada do verão. De acordo com o superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, com a chegada da estação há um aumento considerável de pessoas que caminham na calçada da orla e por isso é importante a higienização da área. “Estamos melhorando ainda mais o visual das praias mais frequentadas da cidade, contribuindo para o bem-estar de quem passeia no calçadão e deixando a cidade mais limpa e organizada”, afirmou.

Segundo o diretor do Departamento de Remoção de Resíduos Sólidos, Varrição e Coleta (Devac) da Autarquia, Noé Estrela, o aumento do fluxo de pessoas na área, comum nesta época do ano, também aumenta a quantidade de sujeira. “Dessa forma, faz-se necessária uma limpeza mais profunda na área, feita com a lavagem que utiliza produtos químicos”, explicou.

Para Noé Estrela, a população pode ajudar o trabalho da Emlur realizando o acondicionamento correto do lixo. “É importante que a população evite jogar lixo em ruas e calçadas, lugares públicos que todos usufruem, e em especial na areia da praia, já que o material é absorvido por ela, dificultando sua coleta pelos agentes de limpeza”, afirmou.

Limpeza na orla
– A equipe de varrição e catação da Emlur realiza de segunda a domingo a limpeza da orla de João Pessoa, dividida nos três turnos: de meia-noite às 6h; das 6 às 14 h; e das 15 às 24 horas.