Emlur faz limpeza preventiva em áreas de risco por conta da chuva

Por - em 19

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizou esta semana operações de limpeza em áreas de risco de João Pessoa. As ações foram desenvolvidas em parceria com a Defesa Civil e fazem parte do Plano de Contingência 2009, cujo objetivo é preparar esses locais para o período chuvoso.

Além dessas operações, a Emlur realizou ações de limpeza rotineira em vários bairros. Ao todo, participaram dessas atividades cerca de 180 agentes, que recolheram 180 toneladas de lixo. Nesta segunda-feira (2 de fevereiro), a equipe da Emlur estará nas comunidades Santa Clara (Castelo Branco II), São Rafael (Castelo Branco) e Tito Silva (Miramar).

As operações nas áreas de risco se concentraram nos bairros São José, Comunidade Boa Esperança e Condomínio da Paz (Padre Zé), Distrito Mecânico e no Conjunto João Agripino. As comunidades Saturnino de Brito (Trincheiras), Renascer e Santa Emília de Rodat (Ilha do Bispo) já passaram por limpeza, varrição, retirada de entulhos e de lixo logo no início da ação da Defesa Civil. Uma equipe especial formada por 22 agentes de limpeza participou das ações que incluíram encostas, córregos e galerias.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Manoel Duré, uma reunião de avaliação será marcada na próxima semana com a Comissão Municipal da Defesa Civil (Comdec), com o objetivo de discutir a metodologia e as próximas ações da comissão.

Conscientização
– Um grupo de educadores ambientais do Departamento de Valorização e Recuperação dos Resíduos Sólidos (Devar) da Emlur, formada por 10 pessoas, também vem realizando visitas de casa em casa nessas áreas, fazendo um trabalho de sensibilização quanto à forma correta de se acondicionar o lixo domiciliar.

Os moradores são orientados a colocar o lixo dentro de sacolas plásticas, e que só deve ser posto fora das casas para a coleta próximo ao horário em que o caminhão de lixo passa para recolher. Na próxima semana, a equipe de educação ambiental – junto com adolescentes do ProJovem – vai realizar uma ação educativa no Condomínio Residencial Gervásio Maia, no Colinas do Sul.

Nos bairros
– O trabalho da Emlur não se resume somente às áreas de risco da cidade. Nos bairros Jardim Veneza, Vieira Diniz (Bairro das Indústrias), Padre Ibiapina, Cristo Redentor, a empresa efetuou ações de higienização rotineira, com pintura de meio-fio e limpeza de terrenos, ruas e galerias. Escolas municipais e postos de saúde também foram limpos para o início das aulas.

Segundo o superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, ações deste porte são realizadas constantemente na Capital para manter a qualidade do serviço e atender a solicitação da população, melhorando a vida dos pessoenses.