Emlur faz mutirão de limpeza e normaliza coleta na Capital

Por - em 37

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai promover um mutirão de limpeza a partir desta quinta-feira (24). O objetivo é normalizar o trabalho da coleta de lixo após a paralisação dos agentes de limpeza. As atividades serão estendidas às cidades de Santa Rita e Bayeux, que fazem parte da região metropolitana da Capital.

A categoria voltou ao trabalho depois de acordo firmado com as empresas terceirizadas responsáveis pelo pagamento dos servidores. A reunião foi intermediada pelo superintendente da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Coriolano Coutinho, nessa quarta-feira (23).

Ficou decidido que os agentes de limpeza terão reajuste salarial de 9% e acréscimo de 33% no benefício do vale-alimentação. Além disso, a partir de agora, os garis passam a receber hora extra, em substituição ao banco de horas.

Os três dias de greve de quase mil agentes de limpeza de empresas terceirizadas provocaram o acúmulo de aproximadamente 800 toneladas de lixo nas ruas de João Pessoa, Bayeux e Santa Rita.

A coleta de lixo já é realizada, normalmente, três vezes por semana, nos três turnos. E até o próximo sábado, esse trabalho será reforçado por um efetivo extra de 180 agentes de limpeza que fazem parte dos quadros da Emlur.