Emlur faz oficina de arte sobre reciclagem e sabão ecológico

Por - em 45

A Oficina de Artes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) promoveu um curso de arte produzida com material reutilizado para sete integrantes do Centro Ileaxé Omidewa. As aulas ocorreram na quinta-feira (23) na sede da autarquia e foram ministradas pelo artista plástico do órgão municipal, Roberto Carvalho.

No curso, realizado durante todo o dia, os participantes conheceram técnicas para produzir peças a partir de papel e papelão, como jarros, portas-canetas e cestas. Eles também aprenderam a produzir sabão ecológico, feito a partir de óleo de cozinha já usado e que é recolhido pela Emlur. O objetivo da oficina é formar um grupo de multiplicadores, que a partir de agora vão repassar as técnicas aprendidas para moradores de comunidades dos bairros Valentina de Figueiredo e Mangabeira.

Segundo Roberto Carvalho, o curso será realizado por etapas. “Primeiro, eles aprenderam a manejar o papelão para produzir peças com esse material. Depois, serão ministradas oficinas específicas para que conheçam formas de manipular vários tipos de materiais reciclados como papel, plástico, alumínio e vidro”, explicou.

José Antônio de Sousa é morador do Valentina Figueiredo e participou da primeira etapa do curso. Ele definiu a oficina como “uma boa oportunidade para aprender e poder levar este conhecimento para outras pessoas”.