Emlur faz operação limpeza em 13 bairros de João Pessoa

Por - em 42

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) vem ampliando ações de limpeza nos bairros de João Pessoa para garantir à população uma cidade mais limpa e organizada. Para realizar essa operação, a Emlur conta com 216 agentes de limpeza divididos em 11 grupos de trabalho, entre funcionários da própria Autarquia e de empresas terceirizadas. A Emlur também está desenvolvendo ações no Centro para a Festa das Neves.

Esta semana, a operação de limpeza está sendo realizada em 13 bairros com serviços de varrição de ruas, roço, capinagem, pintura do meio-fio e limpeza de rios, córregos e canais. Entre os bairros contemplados com a operação limpeza estão Roger, Distrito Industrial, Varadouro, Cidade Verde, Bessa, Mangabeira, Cruz das Armas, Valentina Figueiredo, região próxima à Avenida Beira Rio, entre outros.

Desde a semana passada, a Emlur vem desenvolvendo uma grande operação de limpeza no Conjunto Ernesto Geisel, um dos mais populosos da Capital paraibana, localizado na Zona Sul. Quinze agentes de limpeza de uma das empresas terceirizadas estão trabalhando em locais críticos realizando varrição das ruas, roço e capinação. “O serviço nessa área deve ser finalizado em 15 dias”, informou Carlos Santiago, fiscal encarregado da empresa terceirizada.

As ferramentas utilizadas pelos agentes de limpeza para o serviço são enxadas, pá, carrinho de mão, roçadeiras, estrovengas, picaretas e facão. Um caminhão caçamba recolhe os sacos com mato, areia, lixo, objetos e a poda ao término de limpeza de cada rua.

O trabalho realizado pela Emlur vem sendo elogiado pela população das áreas atendidas. O comerciante Ivan Pereira, morador do Geisel há dois anos, ficou satisfeito com a limpeza do bairro. “A cidade está mais limpa. Isso é importante para a nossa saúde e bem-estar”, disse. Segundo ele, a Emlur sempre desenvolve serviços de varrição e capinação na área do Geisel, mas a comunidade, muitas vezes, não colabora para preservar a limpeza do local onde vive.

Segundo o diretor de Operações da Emlur, Orlando Soares, a Autarquia elabora uma programação diária para a realização das ações de limpeza em diferentes bairros. “Todos os dias equipes da Autarquia e das empresas terceirizadas estão nas ruas para assegurar a limpeza da cidade. Além do nosso empenho, é importante que a população se conscientize e não jogue lixo em lugares inadequados, como terrenos baldios, rios, canais e bueiros, assim evita alagamentos e a proliferação de doenças”, enfatizou.

Festa das Neves – Já o Centro da cidade vem sendo preparado para a Festa das Neves, padroeira da cidade, e para os festejos em comemoração aos 425 anos de fundação de João Pessoa, que terão início no dia 30 de julho. Uma equipe formada por 16 agentes de limpeza foi designada para essa operação na área central, que começou com a pintura de meio-fio.

A Emlur programou a higienização (lavagem) dos azulejos do Viaduto Dorgival Terceiro Neto para este sábado, dia 24 de julho. Também serão instaladas novas papeleiras com capacidade para 50 litros pelas ruas do Centro em substituição aos equipamentos depredados. Um esquema especial será montado pela Autarquia para manter limpo os locais onde acontecerão os eventos durante os dias de festa.

Lavagem – A Emlur faz a higienização de pontos estratégicos da cidade como os mercados públicos, feiras, calçadas, escadarias e praças. Esta semana foi feita a lavagem da Praça Vidal de Negreiros, conhecida como Ponto de Cem Réis; do Mercado do Peixe, em Tambaú; do Paço Municipal, no Centro; e da Feirinha de Mangabeira, em Mangabeira. A empresa de limpeza urbana realiza diariamente a coleta de lixo domiciliar em todos os bairros da cidade e a coleta alternativa em 32 comunidades onde o caminhão compactador não entra.

Para solicitar informações ou serviços, a população deve ligar para o SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão – “Alô Limpeza” pelo telefone 0800 083 2425.