Emlur faz visita porta a porta e arrastão na Comunidade do ‘S’

Por - em 17

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realiza na manhã desta terça-feira (17), a partir das 8h, uma ação educativa porta a porta no bairro Róger e na Comunidade do ‘S’. O objetivo da ação é dar informações aos moradores sobre o Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (Pesms), promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) na localidade. Na quarta-feira (18) será realizado um grande arrastão no bairro.

O evento desta terça-feira terá a participação de lideranças comunitárias, técnicos da Autarquia e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Durante as visitas os moradores da área receberão informações de como minimizar os problemas ambientais que enfrentam cotidianamente como lixo depositado em local impróprio e a poluição do mangue e do rio que corta a comunidade. Na ocasião serão entregues cartilhas e panfletos educativos sobre as atividades de recuperação ambiental desenvolvidas na área.

O Pesmes faz parte do projeto de remediação do lixão do Róger, que vem sendo realizado pelo Poder Municipal, em parceria com o Governo Federal, para recuperar a área degradada. O objetivo da remediação é fazer contenção da área onde foram depositadas toneladas de lixo no passado, evitando que o líquido proveniente do material (chorume) contamine a área de mangue do Rio Sanhauá e os lençóis freáticos.

A Emlur já está concluindo o trabalho de remediação da célula 3 do antigo lixão do Róger, cujo chorume produzido está sendo drenado e canalizado para as estações de tratamento da Cagepa. A área que está sendo recuperada poderá transformar-se, no futuro, em um parque ecológico.

Como a primeira fase do projeto está em fase de conclusão, a Emlur iniciou a segunda etapa com a realização de ações educativas de conscientização junto aos moradores da Comunidade do ‘S’, promovendo melhor qualidade de vida à população do entorno do antigo lixão. Já foram feitas palestras pelos técnicos da Emlur e da Prefeitura, além de atividades nas escolas da rede municipal e estadual que ficam no entorno da comunidade.

Segundo a diretora do Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos (Devar) da Emlur, Elma Maria Xavier, os benefícios da ação são imensuráveis. “Estamos dando oportunidade à população a uma mudança de comportamento e de atitude em relação ao destino final do lixo”, afirmou.

O superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, disse que essa ação tem a finalidade de sensibilizar a Comunidade do ‘S’ para as questões ambientais do dia-a-dia dos moradores. “Queremos proporcionar à população local uma melhor compreensão sobre a importância de se preservar o meio ambiente”, enfatizou o titular da pasta.

Arrastão – Na quarta-feira (18), a Emlur vai promover um arrastão, a partir das 8h, na Comunidade do ‘S’ com a finalidade de verificar se todos os moradores que vivem no entorno do antigo lixão do Róger foram informados sobre as atividades desenvolvidas no Pesms. A ação terá início na entrada do antigo Lixão e vai percorrer toda a área da comunidade. Além da equipe de educação ambiental da Emlur, formada por 16 funcionários, técnicos da Autarquia e da SMS, além de lideranças comunitárias, estão envolvidos no projeto.