PMJP finaliza limpeza dos cemitérios e prepara celebrações para Dia das Mães

Por - em 178

Os cemitérios de João Pessoa já estão quase prontos para receber as visitas do Dia das Mães, neste domingo (13). Durante toda esta semana, os agentes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizaram os serviços de limpeza e pintura dos seis cemitérios públicos, visando o aumento no fluxo de visitantes que desejam prestar homenagem às mães. Nesta sexta-feira (11), os serviços estão sendo finalizados no Cemitério Santa Catarina, no Bairro dos Estados, com a pintura do local.

Os trabalhos de limpeza e manutenção incluíram o roço, a capinação, recolhimento dos entulhos e a pintura interna e de meio-fio na área externa e no entorno dos cemitérios. A ação foi iniciada na segunda-feira e ocorreu simultaneamente nos seis cemitérios: Cemitério São Sebastião, em Mussumagro; Cemitério Nossa Senhora da Penha; Cemitério do Cristo; Cemitério São José, de Cruz das Armas; Cemitério Santa Catarina e Cemitério Senhor da Boa Sentença. A área externa dos cemitérios também está passando por uma ação de limpeza e pintura de meios-fios.

A limpeza dos cemitérios é realizada pela Emlur em parceria com as empresas terceirizadas que também atuam no trabalho de limpeza da cidade. “Normalmente, em véspera de datas comemorativas, a movimentação nos cemitérios aumenta e por isso intensificamos o serviço que é feito nesses locais. Principalmente no Dia das Mães, dos Pais e Finados, temos que nos preparar porque o fluxo aumenta muito”, afirmou o diretor do Departamento de Varrição e Coleta da Emlur (Devac), José Antônio de Araújo.

Além do trabalho, por determinação do superintendente da Emlur, Lucius Fabiani, agentes de limpeza ainda estarão realizando uma varrição de manutenção neste sábado (12), e no domingo (13), Dia das Mães, estarão de prontidão para evitar o acúmulo de resíduos nos espaços durante a visitação. “Nosso trabalho é no sentido de manter os cemitérios limpos durante todo o dia e na segunda-feira já faremos uma operação para coletar todo o lixo que for deixado nos locais”, disse.

Celebrações – Os cemitérios públicos de João Pessoa estão prontos para a visitação do Dia das Mães neste final de semana. Além dos trabalhos de limpeza e pintura realizados pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) realizou a poda e a revisão da estrutura para atender as cerca de cem mil pessoas esperadas nos seis cemitérios públicos da capital. A Sedurb também montou um esquema para atender aos visitantes que inclui a celebração de missas e a intensificação da segurança.

A Divisão de Cemitérios da Secretaria informou que o horário de funcionamento ocorre das 8h às 18h durante o sábado e o domingo, mas que os locais permanecerão abertos até que a última pessoa deixe o espaço. “Todos terão o tempo necessário para prestar suas homenagens com o respeito que é devido aos mortos”, garante o secretário Ivan Burity.

No Cemitério Senhor da Boa Sentença, localizado na Av. São Miguel, bairro do Varadouro, a homenagem ficará por conta de uma missa celebrada pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto. A celebração ocorrerá no domingo às 9h e 17h em um palco montado numa área reservada dentro do próprio cemitério. No Boa Sentença são esperadas aproximadamente 30 mil pessoas, uma vez que ele é o maior cemitério público do estado.

No cemitério Santa Catarina, no Bairro dos Estados, também haverá missa no Dia das Mães, às 9h e 17h. Nos demais cemitérios (São José, Cristo Redentor, São Sebastião e Penha) as homenagens ficarão por conta dos próprios familiares e paróquias locais.